História: demandas e desafios do tempo presente - Produção Acadêmica, Ensino de História e Formação Docente

Karla Andrezza Vieira

Resumo


Resenha do livro supracitado. Trata-se de um esforço coletivo de pesquisadores associados a diferentes instituições que lidam com o ensino de História e que estão dispostos a refletir sobre a importância da disciplina diante das reformas educacionais. Foco do texto: Produção acadêmica e seus diálogos com a Educação Básica.

Palavras-chave


Ensino de História; História do Tempo Presente; Formação Docente

Texto completo:

PDF

Referências


ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz de. Fazer defeitos nas memórias: para que servem o ensino e a escrita da história? In: GONÇALVES, Márcia de Almeida et al. (org.). Qual o valor da história hoje?. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2012. p. 21-39.

KOSELLECK, Reinhart. Estratos do tempo: estudos sobre história. Rio e Janeiro: Contraponto: Editora PUC-Rio, 2014.

RICOEUR, Paul. O passado tinha um futuro. In: MORIN, Edgar (org.). A Religação dos saberes: o desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.

RÜSEN, Jörn. Didática da história: passado, presente e perspectiva a partir do caso alemão. In: SCHMIDT, Maria Auxiliadora; BARCA, Isabel; MARTINS, Estevão de Rezende (org). Jörn Rüsen e o ensino de história. Curitiba: Ed. UFPR, 2011.

RÜSEN, Jörn. Contribuições para uma teoria da didática da história. Curitiba: W & A Editores, 2016.




DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n2p475

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.