O Ensino de História para a Educação de Jovens e Adultos na ANPUH-Brasil (1961-2015)

Autores

  • Claudia Smuk da Rocha Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Iône Inês Pinsson Slongo Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) https://orcid.org/0000-0002-2103-0896

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n1p332

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Ensino de História, ANPUH-Brasil, Epistemologia de Fleck

Resumo

Apresenta-se o estado do conhecimento sobre o Ensino de História (EH) na Educação de Jovens e Adultos (EJA), entre produções acadêmicas socializadas nos Simpósios Nacionais da Associação Nacional de História (ANPUH-Brasil), realizados entre 1961 e 2015. Este estudo bibliográfico, de caráter exploratório, analisou 40 produções, à luz da epistemologia de Fleck (2010), particularmente das categorias “coletivo de pensamento”, “estilo de pensamento” e “circulação intracoletiva e intercoletiva de ideias”. Além das principais características da produção, a pesquisa evidenciou que problematizações sobre o EH na EJA emergiram nos Simpósios da ANPUH-Brasil em 1971, apresentando uma lacuna até o final da década de 1990. A partir daí, tiveram presença contínua no evento, conquistando em 2015 um Simpósio Temático (ST) específico. Argumenta-se, com apoio na epistemologia fleckiana, que a presença crescente de produções, o desenvolvimento de pesquisas em Programas de Pós-Graduação e a realização de um ST específico, sinalizam a gênese de um coletivo de pensamento focado no Ensino de História para a EJA.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Claudia Smuk da Rocha, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Mestra em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó/SC. Professora da Rede Municipal de Ensino de Erechim.

Iône Inês Pinsson Slongo, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFFS, Campus Chapecó

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2002.

BITTENCOURT. Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

BRASIL. Relatório Educação para Todos no Brasil, 2000-2105. Brasília: MEC, 2014.

CAIMI, Flávia Eloisa. Conversas e controvérsias: o ensino de História no Brasil (1980-1998). Passo Fundo: UPF, 2001.

CARA, Daniel. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é tratada de maneira míope e desumana. UOL Educação: 26 ago. 2014. Colunas. Disponível em: <http://edu cacao.uol.com.br/colunas/daniel-cara/2014/08/26/o-maior-desafio-do-pne-e-a-educacao-de-jovens-e-adultos.htm>. Acesso em: Nov. 2014.

COSTA, Aryana Lima; OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de. O Ensino de História como objeto de pesquisa no Brasil: no aniversário de 50 anos de uma área de pesquisa, notícias do que virá. Sæculum – Revista de História, n.16, João Pessoa, p.147-160, jan-jul. 2004. Disponível em: <http://www.biblionline.ufpb. br/ojs/index.php/srh/article/viewFile/11378/6492>. Acesso em: Set. 2015.

DELIZOICOV, Demétrio. Pesquisa em Ensino de Ciências como Ciências Humanas Aplicadas. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 21, ago. 2004. p.145-175. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/ wiew/6430>. Acesso em: Out. 2015.

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação e Sociedade, Campinas, v. 23, n. 79, p. 257-272, Ago. 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010 173302002000300013&lng =en&nrm=iso>. Acesso em: Ago. 2015.

FLECK, Ludwik. Gênese e desenvolvimento de um fato científico. Belo Horizonte: Fabrefactum, 2010.

GADOTTI, Moacir. 50 anos de Angicos: um sonho interrompido a ser retomado. Educatrix, São Paulo, ano 4, n.2, p.26-31, 2014.

LÖWY, Ilana. Fleck no seu tempo, Fleck no nosso tempo: Gênese e desenvolvimento de um pensamento. In: CONDÉ, Mauro Lúcio Leitão (Org.). Ludwik Fleck: estilos de pensamento na ciência. Belo Horizonte: Traço Fino, 2012. p.11-33.

MESQUITA, Ilka Miglio de. Memórias/identidades em relação ao ensino e formação de professores de História: diálogos com fóruns acadêmicos nacionais. 2008. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008.

PARECER CNE/CEB nº 11/2000 - Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Disponível em: <http://www.cee.ms.gov.br>. Acesso em: Ago. 2015.

REIS, Carlos Eduardo dos. História Social e Ensino. Chapecó: Argos, 2001.

ROCHA, Claudia Smuk da. O estado do conhecimento sobre o Ensino de História na EJA: um estudo a partir dos Anais dos Simpósios da Associação Nacional de História (ANPUH-Brasil) 1961-2015. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal da Fronteira Sul, Chapecó, 2016.

ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em Educação. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6, n.19, p.37-50, set./dez. 2006. Disponível em: <http://www2.pucpr.br/reol/pb/index. php/dialogo?dd1=237&dd99=view&dd98=pb>. Acesso em: Ago. 2015.

SCHÄFER, Lothar; SCHNELLE, Thomas. Fundamentação da perspectiva sociológica de Ludwik Fleck na teoria da ciência. (Introdução). In: FLECK, Ludwik. Gênese e desenvolvimento de um fato científico. Belo Horizonte: Fabrefactum, 2010. p. 1-36.

SLONGO, Iône Inês Pinsson. A produção acadêmica em Ensino de Biologia: um estudo a partir de teses e dissertações. 2004. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.

SOARES, Magda; MACIEL, Francisca. Alfabetização. Brasília: MEC/Inep/Comped, 2000. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me00 0084.pdf>. Acesso em: Ago.2015.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em Educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Downloads

Publicado

2020-10-14

Como Citar

Rocha, C. S. da, & Slongo, I. I. P. (2020). O Ensino de História para a Educação de Jovens e Adultos na ANPUH-Brasil (1961-2015). História & Ensino, 26(1), 332–356. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n1p332

Edição

Seção

Artigos