A ditadura militar narrada nos livros didáticos de história

Osvaldo Rodrigues Junior, Leticia Seba

Resumo


Apresenta resultados parciais de pesquisa em desenvolvimento no Programa de Iniciação Científica – PIBIC da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, que tem como objetivo analisar as narrativas históricas acerca do golpe e da Ditadura Militar no Brasil nos livros didáticos de História aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático - PNLD. Os objetivos específicos do trabalho foram: a) Realizar uma revisão bibliográfica acerca do golpe e da Ditadura Militar no Brasil; b) Inventariar os livros didáticos de História para o Ensino Fundamental aprovados pelo PNLD; c) Analisar três livros didáticos de História da aprovados pelo PNLD 2017. Foram analisadas as coleções História, Sociedade & Cidadania (2015), Araribá – História (2015) e Vontade de Saber (2015). Na análise assumimos como referencial teórico-metodológico o modelo de crítica científica da interpretação histórica presente nos livros didáticos e as tipologias de narrativas históricas propostos por Rüsen (2010). O modelo de crítica é sustentando em um conjunto de critérios para análise do livro didático. Optamos pela análise dos critérios de apresentação dos materiais históricos (textos), pluralidade da experiência histórica, pluriperspectividade e normas científicas por considerá-los essenciais para o desenvolvimento narrativo do livro didático. Assim procuramos identificar a presença das tipologias de narrativa histórica: tradicional (afirmação), exemplar (regularidade), crítica (negação) e genética (transformação). Os resultados parciais nos permitiram observar a ausência de textos historiográficos na apresentação dos materiais históricos. A predominância da política como âmbito de experiência e a inexistência das várias perspectivas da história. Contudo, há uma razoável adoção das normas científicas no que diz respeito a historiografia. Entendemos que a ausência dos critérios analisados está intimamente relacionada ao predomínio da narrativa histórica tradicional presente no livro didático analisado.

Palavras-chave


Ditadura Militar; Livros didáticos; Narrativa histórica

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DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n2p217

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