Cem anos: livro escolar de História do Brasil (1808-1908)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n1p13

Palavras-chave:

Livro Escolar, História do Brasil, Ensino de História

Resumo

Neste artigo entende-se livro escolar no sentido do livro que aporta conhecimento, no caso, de natureza histórica, destinado ao público infanto-juvenil e utilizado em situação de ensino. Buscou-se identificar as transformações deste material entre 1808 e 1908, assinalando concepções históricas, pedagógicas e gráficas do período em questão. Na pesquisa, como fontes históricas, foram analisados livros publicados na época, que continham a História do Brasil para as creanças e a mocidade vislumbrando-se o que alunos e professores dispunham para ensinar e aprender o Brasil. Perceberam-se modificações lentas ao longo desses anos, mas que já demonstravam a introdução de novas formas de pensar a educação.

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Biografia do Autor

Maria Inês Sucupira Stamatto, Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN

Doutora em Educação. Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

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Publicado

2019-07-29

Como Citar

Stamatto, M. I. S. (2019). Cem anos: livro escolar de História do Brasil (1808-1908). História & Ensino, 25(1), 13–40. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n1p13

Edição

Seção

Artigos