Apropriações do tempo presente no Livro Didático de História: o caso das Jornadas de junho de 2013

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2018v24n2p163

Palavras-chave:

História do tempo presente, Livro Didático de História, Jornadas de Junho

Resumo

Parte-se do pressuposto de que o tempo presente constitui um objeto de análise privilegiado do historiador, cuja contribuição é produzir reflexões de natureza histórica que combatam o efêmero, produzam sentidos da experiência diante do esquecimento e forneçam elementos de inteligibilidade do contexto. Investiga-se como o tema das Jornadas de Junho de 2013 é apresentado nos livros didáticos de História, tomando como corpus as 19 coleções inscritas no PNLD 2017, destinadas aos anos finais do ensino fundamental. Em tal corpus, analisa-se a narrativa historiográfica adotada, as propostas de atividades, as interpelações positivas e negativas atribuídas ao assunto, os materiais que subsidiam o tema e, por fim, as orientações destinadas aos professores para ancorar a abordagem em sala de aula, conforme disposto no Manual do Professor. Conclui-se que a narrativa das Jornadas de Junho de 2013 nos livros didáticos de História é predominantemente descritiva, baseada em fontes jornalísticas, com restritas possibilidades de estabelecer análises diacrônicas do fenômeno. Há, todavia, abordagens que trazem os eventos de forma problematizadora, expondo a conjuntura a partir de diversos ângulos e dando voz a diferentes sujeitos/grupos sociais

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Biografia do Autor

Flavia Eloisa Caimi, Universidade de Passo Fundo/RS

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006) e pósdoutora pela Flacso/Argentina (2014). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) e da Licenciatura em História da Universidade de Passo Fundo/RS. 

Letícia Mistura, Universidade de Passo Fundo

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo.

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Publicado

2018-12-31

Como Citar

Caimi, F. E., & Mistura, L. (2018). Apropriações do tempo presente no Livro Didático de História: o caso das Jornadas de junho de 2013. História & Ensino, 24(2), 163–195. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2018v24n2p163

Edição

Seção

Dossiê - Avaliação das aprendizagens em História: Práticas, Teorias e Políticas