O que aconteceu com as pessoas? a ditadura nos livros didáticos de História

Autores

  • Juliana Pirola da Conceição Balestra Universidade da Integração Latino-Americana (UNILA)
  • Rogério Anderson Silva Universidade da Integração Latino-americana - UNILA

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n1p159

Palavras-chave:

Ditadura, Livro didático, Ensino de História.

Resumo

O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada sobre a participação de civis na abordagem da última ditadura brasileira em livros didáticos de História, que circularam no país durante o final do regime e nas primeiras décadas do século XXI. O objetivo é refletir sobre a construção de memórias sobre o período e suas implicações na atualidade, tomando como referência os estudos de Elizabeth Jelin, Michael Pollack e Jörn Rüsen sobre memória, trauma, luto e perdão. Destaca-se que as narrativas que ocultam a participação da sociedade civil durante a última ditadura brasileira escondem os traumas que permanecem latentes na sociedade atual. Com isso, nega-se aos sujeitos, vítimas e algozes, a possibilidade realizar um “luto histórico”, onde poderiam reconhecer o passado traumático como parte de sua própria história ou identidade.

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Biografia do Autor

Juliana Pirola da Conceição Balestra, Universidade da Integração Latino-Americana (UNILA)

Doutora em Educação. Professora Adjunta do Curso
de História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Rogério Anderson Silva, Universidade da Integração Latino-americana - UNILA

Graduado em História Licenciatura pala Universidade Federal da Integração Latinoamericana - Unila.

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Publicado

2019-07-29

Como Citar

Balestra, J. P. da C., & Silva, R. A. (2019). O que aconteceu com as pessoas? a ditadura nos livros didáticos de História. História & Ensino, 25(1), 159–182. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n1p159

Edição

Seção

Artigos