O que ensinam e como ensinam os Livros Didáticos de História para os adolescentes? Uma experiência de leitura crítica do Guia de Livros Didáticos de História – Anos Finais do Ensino Fundamental (PNLD 2017)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2018v24n2p87

Palavras-chave:

Ensino de História, PNLD, Guia de Livros Didáticos, Leitora-crítica

Resumo

Este texto é um relato de minha experiência de leitora crítica para o “Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de 2017” e de minha apresentação na mesa redonda do evento “Livro didático de história: conhecimento histórico e didática da história no mundo contemporâneo”, em 2017. Desta forma, trago neste artigo a descrição das etapas do trabalho que realizei e possíveis reflexões sobre o GUIA de História 2017. Como uma das três leitoras das resenhas das coleções aprovadas pela equipe avaliativa, realizei este trabalho seguindo os critérios de fichas de análise e de acordo com o meu lugar social: o de professora de História da rede pública de ensino. Escreverei desse mesmo lugar.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Daniela Casoni Moscato, Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Doutora Hitória pela UFPR

Doutora em Hitória pela UFPR. Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá

 

Referências

BEZERRA, Holien Gonçalves. O PNLD de história: momentos iniciais. Livros didáticos de história: entre políticas e narrativas. Rio de Janeiro: Editora FGV,20172017, p. 77

BRASIL. Guia de livros didáticos. PNLD 2002: 5a a 8a séries. Brasília: DF, Ministério da Educação, 2001.

BRASIL. Guia de livros didáticos. PNLD 2005: História. Brasília - 5a a 8a séries DF, Ministério da Educação, 2006.

BRASIL. Guia de livros didáticos. PNLD 2008: História – Ensino Fundamental/anos finais. Brasília: DF, Ministério da Educação, 2007.

BRASIL. Guia de livros didáticos. PNLD 2011: História - Ensino Fundamental/anos finais. Brasília: DF, Ministério da Educação, 2010.

BRASIL. Guia de livros didáticos. PNLD 2014: História Ensino Fundamental/anos finais. Brasília: DF, Ministério da Educação, 2013.

BRASIL. Guia de livros didáticos. PNLD 2017: História Ensino Fundamental/anos finais. Brasília: DF, Ministério da Educação, 2016.

BRASIL. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Programas do livro. Brasília: Ministério da Educação. Disponível em www.fnde.gov.br. Acesso em: 07 ago. 2018.

CAMPOS, Flávio de;DOLHINIKOFF, Miriam;CLARO, Regina. História nos dias de hoje – História 6° ano. São Paulo: Editora Leya,2015.

CAIMI, Flávia Eloisa. O livro didático de história e suas imperfeições: repercussão do PNLD após 20 anos. In: Rocha, Helenice; REZNIK, Luis; MAGALHÃES, Marcelo (Orgs.) Livros didáticos de história: entre políticas e narrativas. Rio de Janeiro: Editora FGV,2017,p.33-54.

FERREIRA, Marieta de Moraes; FRANCO, Renato. Desafios do ensino de história. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v.21,n° 4,p.79-93,2008.

GRAMOWSKI,Vilmarise Bobato;DELIZOICOV,Nadir Castilho; MAESTRELLI,Sylvia Regina Pedrosa. O PNLD e os Guias dos Livros Didáticos de Ciências (1999-2014): uma análise possível. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v.19, p. 01-18, 2017.

Downloads

Publicado

2018-12-31

Como Citar

Moscato, D. C. (2018). O que ensinam e como ensinam os Livros Didáticos de História para os adolescentes? Uma experiência de leitura crítica do Guia de Livros Didáticos de História – Anos Finais do Ensino Fundamental (PNLD 2017). História & Ensino, 24(2), 87–106. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2018v24n2p87

Edição

Seção

Dossiê - Avaliação das aprendizagens em História: Práticas, Teorias e Políticas