O Programa Nacional do Livro Didático e o processo de constituição de uma didática da história para os anos iniciais

Tiago Costa Sanches

Resumo


Nos percursos de constituição da Didática da História nos anos iniciais, diversas concepções de ensino aprendizagem da História pautaram os debates sobre o tema, conferindo a esta Didática um caráter epistemológico específico. Preocupada em investigar os processos de construção do conhecimento histórico, utilizando a epistemologia específica da História, a linha de pesquisa Educação Histórica, apresenta hoje uma possibilidade de se pensar a Didática da Histórica a partir da própria ciência de referência. O presente estudo contou com uma investigação empírica que, a partir da abordagem metodológica denominada Análise de Conteúdo e procurou investigar em guias de livro didático referente ao Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) quais concepções de ensino aprendizagem balizaram sua construção e orientações. Deste estudo teórico e das análises, pode-se verificar alguns pressupostos e significados de uma Didática da História para os anos primeiros anos do Ensino Fundamental.

Palavras-chave


PNLD; Educação histórica; Didática da história; Anos iniciais

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Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2238-3018.2018v24n2p287

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