A identidade indígena brasileira por meio das imagens do livro didático de história

Nádia Narcisa de Brito Santos

Resumo


Este artigo analisa a identidade atribuída e veiculada acerca do índio e da índia brasileiros por meio das imagens – ilustrações, fotografias e pinturas – na coleção de livros didáticos de História do autor Alfredo Boulos Júnior (2016), adotada no Programa Nacional de Livros Didáticos (PNLD) de 2018 para o Ensino Médio. Buscamos responder aos seguintes questionamentos: Como é representado o indígena brasileiro no livro didático por meio das imagens? Que/Quais identidade/s indígena/s é/são possível/eis vislumbrar por meio destas imagens? A escolha da referida coletânea se justifica por ser a mais adotada pelo PNLD de 2018, de acordo com os dados estatísticos disponibilizados pelo Fundo Nacional de Educação (FNDE), bem como é durante o ensino escolar que se constrói os conceitos sobre a índia e o índio, que são apresentados na escola, primordialmente, por meio do livro didático (CHOPPIN, 2004). O presente estudo utilizou o conceito de identidade de Stuart Hall (2006), a concepção de livro didático de Egil Borre Johnsen (1996) e Alain Choppin (2004), e a problematização de imagem de Peter Burke (2004). Percebemos que em todas as imagens desta coletânea, exceto uma, a índia e o índio são apresentados de cocar, sem vestimentas nos membros superiores e corpo pintado. Nesse contexto, as iconografias são genéricas, apresentando as etnias indígenas como se partilhassem da mesma identificação e cultura. Portanto, na coleção História, Sociedade & Cidadania, as imagens da índia e do índio não os reconhecem em sua complexidade, sobressaltando-se elementos identitários que consideram “o índio genuíno”, sem interferências de outras culturas, como o formador da nação brasileira, construindo e preservando uma identidade, nacionalidade, cultura e ideologia.

Palavras-chave


Livro didático; Imagens; Índio(a); Identidade Indígena;

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n2p449

Apontamentos

  • Não há apontamentos.