Quilombo, identidade e educação escolar: o ensino de História na escola David Miranda em Santana-Amapá

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n1p253

Palavras-chave:

Quilombo, Identidade, Educação escolar, Ensino de história, Amapá

Resumo

O presente artigo objetiva discutir sobre quilombo, identidade e educação escolar: o ensino de história na escola David Miranda localizada no município de Santana, estado do Amapá. Trata-se de um estudo exploratório de abordagem qualitativa que utilizou da pesquisa bibliográfica, a análise documental, a observação direta e a entrevista como forma de investigação. O trabalho analisou um projeto pedagógico da referida escola chamado “Identidade Cultural”, cuja essência representa uma interessante experiência de ação pedagógica, onde saberes da comunidade local em conjunto com uma sensibilidade dos educadores, produziu um diálogo entre o passado e o presente que contribuiu para fortalecer a identidade de uma comunidade que anseia pelos seus direitos e busca resguardar a sua propriedade e sua memória cultural. Os resultados da pesquisa revelam que a experiência ocorrida na escola local demonstra que ainda há um longo caminho a ser trilhado na busca de uma educação quilombola efetiva no estado do Amapá, mas os agentes sociais que fazem a escola, estão se esforçando na árdua tarefa de construir uma educação adequada aos novos anseios da comunidade local.

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Biografia do Autor

Elivaldo Serrão Custódio, Universidade Federal do Amapá - UNIFAP

Pós-Doutor em Educação pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Doutor em Teologia pela Faculdades EST, em São Leopoldo/RS. Professor no mestrado em educação (PPGED/UNIFAP) e  professor do Curso de Pedagogia da Faculdade Madre Tereza em Santana/Amapá/Brasil. 

Eugénia da Luz Silva Foster, Universidade Federal do Amapá - UNIFAP

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Fluminense (UFF). Professora  da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).

Silvaney Rubens Alves de Souza, Universidade Federal do Amapá - UNIFAP

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).  Professor de História da rede pública estadual de ensino do estado do Amapá. 

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Publicado

2019-07-29

Como Citar

Custódio, E. S., Foster, E. da L. S., & Souza, S. R. A. de. (2019). Quilombo, identidade e educação escolar: o ensino de História na escola David Miranda em Santana-Amapá. História & Ensino, 25(1), 253–277. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n1p253

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Seção

Artigos