A análise das representações e narrativas sobre a História e Cultura Africana e Afro-Brasileira em livros didáticos do ensino médio em Cuiabá/MT

Autores

  • Jaqueline Ap. M. Zarbato Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n1p119

Palavras-chave:

História e cultura africana e afro brasileira, Livro didático, cultura.

Resumo

Este artigo pretende apresentar os resultados da pesquisa sobre as coleções de livros didáticos, utilizados nas escolas públicas de Mato Grosso. Para tal selecionamos duas coleções, visando problematizar a abordagem contida nos livros, sobre os usos da narrativa sobre história e cultura africana e afro brasileira. As coleções escolhidas são: História Global de Giberto Cotrim e coleção História: das cavernas ao terceiro milênio, das autoras Patrícia Ramos Braick e Myriam Becho Mota, ambas aprovadas pelo PNLD 2012 e destinadas ao público do Ensino Médio. A escolha destas coleções se deu principalmente, por apresentar em seus editoriais a discussão sobre história e cultura africana e afro brasileira. Assim, fundamentamos a análise pela perspectiva teórico metodológica sobre os livros didáticos, sobre cultura e sobre a discussão da lei 10.639/2003.

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Biografia do Autor

Jaqueline Ap. M. Zarbato, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Professora no Mestrado em História da Universidade Federal do Mato Grosso.

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Publicado

2019-07-29

Como Citar

Zarbato, J. A. M. (2019). A análise das representações e narrativas sobre a História e Cultura Africana e Afro-Brasileira em livros didáticos do ensino médio em Cuiabá/MT. História & Ensino, 25(1), 119–138. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n1p119

Edição

Seção

Artigos