A "História Nova do Brasil" enquanto lugar de memória e Livro Didático e Político

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2018v24n2p381

Palavras-chave:

História Nova do Brasil, Lugares de memória, Dimensões políticas e cognitivas da história

Resumo

Lançada às vésperas do golpe de 1964, a História Nova do Brasil foi uma coleção de livros didáticos destinada aos professores secundários de história. Elaborada no Instituto Superior de Estudos Brasileiros (ISEB) por encomenda do Ministério da Educação e Cultura (MEC), a coleção foi um dos primeiros alvos da repressão que se seguiu com o golpe, tendo seus volumes apreendidos e seus autores presos. Contudo, embora suas edições e vínculos institucionais tenham sido indicados em outros trabalhos, a História Nova do Brasil ainda está por ser analisada por outros aspectos. Este artigo pretende avaliar a coleção enquanto lugar de memória, segundo o conceito de Pierre Nora, e em suas dimensões políticas e cognitivas, conforme as teorias de Jörn Rüsen sobre cultura história e consciência histórica.

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Biografia do Autor

Tiago Conte, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Doutorando em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

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Publicado

2018-12-31

Como Citar

Conte, T. (2018). A "História Nova do Brasil" enquanto lugar de memória e Livro Didático e Político. História & Ensino, 24(2), 381–399. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2018v24n2p381

Edição

Seção

Dossiê - Avaliação das aprendizagens em História: Práticas, Teorias e Políticas