De boas intenções o inferno está cheio: as metodologias de ensino nos livros didáticos de História

Autores

  • Olavo Pereira Soares Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL/MG https://orcid.org/0000-0003-0887-9227
  • Juliana Renata Miguel Monteiro Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL/MG

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n1p71

Palavras-chave:

Livro didático, Metodologias de ensino, Ensino de história, Teoria da atividade.

Resumo

O artigo faz uma análise das metodologias de ensino utilizadas nos livros didáticos de história produzidos para as séries iniciais do ensino fundamental. Tem-se por metodologia de ensino o conjunto ações didáticas que orientam professores e alunos para as aprendizagens pretendidas. A teoria da atividade foi o referencial teórico utilizado na análise do material, que considerou principalmente as seguintes categorias: necessidades, motivos, ações e operações. Os livros didáticos utilizados na análise foram selecionados a partir dos seguintes critérios: aprovação no PNLD; inserção de capítulos que abordem a temática da história e cultura afrodescendente; intencionalidades explicitadas sobre os processos de leitura e letramento.

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Biografia do Autor

Olavo Pereira Soares, Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL/MG

Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo -USP  - Professor de História e Pedagogia da UNIFAL/MG e no PPGE.

Juliana Renata Miguel Monteiro, Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL/MG

Mestre em Educação pelo PPGE-UNIFA/MG. Professora da educação básica da rede municipal de Alfenas/MG

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Publicado

2019-07-29

Como Citar

Soares, O. P., & Monteiro, J. R. M. (2019). De boas intenções o inferno está cheio: as metodologias de ensino nos livros didáticos de História. História & Ensino, 25(1), 71–96. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n1p71

Edição

Seção

Artigos