De boas intenções o inferno está cheio: as metodologias de ensino nos livros didáticos de História

Olavo Pereira Soares, Juliana Renata Miguel Monteiro

Resumo


O artigo faz uma análise das metodologias de ensino utilizadas nos livros didáticos de história produzidos para as séries iniciais do ensino fundamental. Tem-se por metodologia de ensino o conjunto ações didáticas que orientam professores e alunos para as aprendizagens pretendidas. A teoria da atividade foi o referencial teórico utilizado na análise do material, que considerou principalmente as seguintes categorias: necessidades, motivos, ações e operações. Os livros didáticos utilizados na análise foram selecionados a partir dos seguintes critérios: aprovação no PNLD; inserção de capítulos que abordem a temática da história e cultura afrodescendente; intencionalidades explicitadas sobre os processos de leitura e letramento.

Palavras-chave


livro didático; metodologias de ensino; ensino de história, teoria da atividade.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n1p71

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