O ensino de história na Era Digital: a inclusão como possibilidade real. O caso dos NTE e NTM em Mossoró-RN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n2p139

Palavras-chave:

Inclusão, Tecnologia de Informação e Comunicação, Núcleo de Tecnologia Educacional, Mossoró - RN

Resumo

Este estudo aborda a inclusão digital como instrumento de inclusão social e do pleno exercício da cidadania, enfatizando o papel dos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE e NTM) de Mossoró - RN nesse processo. Fulcrado em autores como Bonilla (2005); Bonilla e Pretto (2011); Bonilla e Oliveira (2011); Lemos (2007; 2011); e Castells (2002; 2003; 2005), o texto trata, inicialmente, do papel das TIC na escola e no ensino de História. Em seguida, busca contextualizar a discussão acerca da inclusão digital no Brasil, a partir da década de 90, originada da popularização da internet e da consequente preocupação do governo brasileiro em implementar políticas públicas visando universalizar o acesso da população brasileira às Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e, com isso, combater a exclusão digital. Aborda, dentre os vários programas para fomentar a inclusão digital, então implantados, a criação dos Núcleos de Tecnologia Educacional como espaços de formação para a inserção e uso pedagógico das TIC no fazer do professor. O trabalho passa, então, a discorrer sobre a definição do termo inclusão digital e sua evolução teórica, apresentando, nesse contexto, alguns programas governamentais de inclusão digital. O texto versa, por fim, a respeito de alguns dados relativos aos cursos ofertados pelo NTE e NTM e os resultados junto aos professores, no que tange à inclusão digital e social desses profissionais. A pesquisa, de cunho bibliográfico e documental, busca enveredar pela perspectiva cidadã da inclusão digital, posicionando-se pela defesa de uma inclusão digital que denote o uso consciente e autoral das tecnologias pelo professor e que promova a inserção desses recursos no ensino, de modo a torná-lo mais significativo e condizente com as demandas da sociedade da informação e do conhecimento e a formar seres questionadores e inventivos

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Paulo Augusto Tamanini, Universidade Federal Rural do Semiárido.

Pós-Doutor em História pela UFPR. Doutor em História pela UFSC. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Universidade Federal Rural do Semiárido.

Maria do Socorro Souza, Universidade Federal Rural do Semiárido

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Universidade Federal Rural do Semiárido.

Referências

12ª DIREC. Mossoró, 2019. Disponível em: http://blogdadired12.blogspot.com.br/. Acesso em: 5 abr. 2018.

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini; PRADO, Maria Elisabette. Estratégias em educação a distância: a plasticidade na prática pedagógica do professor. In: ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini; VALENTE, José Armando (org.). Formação de educadores a distância e integração de mídias. São Paulo: Avercamp, 2007. p. 67-83.

ARAÚJO, Eliany Alvarenga de. Informação, sociedade e cidadania: gestão da informação no contexto de organizações não-governamentais (ONGs) brasileiras. Ciência da Informação, Brasília, v. 29, n. 2, p. 155-167, maio/ago. 1999.

ASSMANN, Hugo. A metamorfose do aprender na sociedade da informação. Revista Ciência da Informação, Brasília, v. 29, n. 2, p. 7-15, maioagosto/2000. Disponível em: http:// http://www.scielo.br/pdf/ci/v29n2/a02v29n2. Acesso em: 10 fev. 2018.

BONILLA, Maria Helena Silveira. Escola aprendente: para além da sociedade da informação. Rio de Janeiro: Quartet, 2005.

BONILLA, Maria Helena Silveira; OLIVEIRA, Paulo C. S. Inclusão digital: ambiguidades em curso. In: BONILLA, Maria H. S.; PRETTO, N. de Luca (org.). Inclusão digital: polêmica contemporânea. Salvador: EDUFBA, 2011. v. 2, p. 23-48.

BONILLA, Maria Helena Silveira; PRETTO, Nelson de Luca. Apresentação. In: BONILLA, Maria Helena Silveira; PRETTO, Nelson de Luca (org.). Inclusão digital: polêmica contemporânea. Salvador: EDUFBA, 2011. p. 9-13.

BRASIL. Decreto nº 7.175, de 12 de maio de 2010. Institui o Programa Nacional de Banda Larga - PNBL; dispõe sobre remanejamento de cargos em comissão; altera o Anexo II ao Decreto no 6.188, de 17 de agosto de 2007; altera e acresce dispositivos ao Decreto no 6.948, de 25 de agosto de 2009; e dá outras providências. Brasília: Presidência da República, 2010. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ Ato2007- 2010/2010/Decreto/D7175.htm. Acesso em: 14 fev. 2018.

BRASIL. Decreto nº 3.294, de 15 de dezembro de 1999. Institui o Programa Sociedade da Informação e dá outras providências. Brasília: Presidência da República, 1999. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/D3294.htm. Acesso em: 13 fev. 2018.

BRASIL. Decreto nº 5.542, de 20 de setembro de 2005. Institui o Projeto Cidadão Conectado - Computador para Todos, no âmbito do Programa de Inclusão Digital, e dá outras providências. Brasília: Presidência da República, 2005. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004- 2006/2005/Decreto/D5542.htm. Acesso em: 18 fev. 2018.

BRASIL. Lei nº 12.965, de 23 de abril de 2014. Estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da Internet no Brasil. Brasília: Presidência da República, 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_ 03/_ato2011-2014/2014/lei/l12965.htm. Acesso em: 2 mar. 2018.

BRASIL. Decreto nº 6.300, de 12 de dezembro de 2007. Dispõe sobre o Programa Nacional de Tecnologia Educacional – ProInfo. Brasília: Presidência da República, 2007. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/Decreto/D6 300.htm. Acesso em: 4 mar. 2018. CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e terra, 2002.

CASTELLS, Manuel. O caos e o progresso. [Entrevista cedida a] Keli Lynn Boop. Extraclasse, Porto Alegre, 7 mar. 2005. Disponível em: http://www.extraclasse. org.br/edicoes/2005/03/o-caos-e-o-progresso. Acesso em: 23 fev. 2018.

CASTELLS, Manuel. Internet e sociedade em rede. In: MORAES, Dênis de (org.). Por uma outra comunicação: mídia, mundialização cultural e poder. Rio de Janeiro: Record, 2003. p. 255-287.

COELHO. Franklin Dias. A cidade digital e a apropriação social da inovação tecnológica. In: SILVEIRA, Sérgio Amadeu da (org.). Cidadania e redes digitais. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2010. Disponível em: http://www.cidadania eredesdigitais.com. br/_files/livro.pdf. Acesso em: 20 fev. 2018.

FERREIRA, Carlos Augusto Lima. Ensino de história e a incorporação das novas tecnologias da informação e comunicação: uma reflexão. Revista da História Regional, Ponta Grossa, v. 4, n. 2, 1999.

FNDE - FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO. Sobre o ProInfo. Brasília: FNDE, 2017. Disponível em: http://www.fnde.gov.br/index.php/ programas/proinfo. Acesso em: 3 mar. 2018. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

FREITAS, Cristhiane Marques; SOUZA, Maria do Socorro. Narrativas autobiográficas: reconstruindo a trajetória do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal de Mossoró/RN via experiências de professores. In: AGUIAR, Ana Lúcia O.; MEDEIROS, Emerson A. de; FRANÇA, Maria da Conceição F. de. Educação, diversidade e histórias de vida: experiências da formação em contextos locais. Curitiba: CRV, 2016. p. 116-135.

LEMOS, André. Cidade digital: portais, inclusão e redes no Brasil. Salvador: EDUFBA, 2007.

LEMOS, André. Prefácio. In: BONILLA, Maria Helena Silveira; PRETTO, Nelson de Luca (org.). Inclusão digital: polêmica contemporânea. Salvador: EDUFBA, 2011. p. 15-21. LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva. São Paulo: Edições Loyola, 1998.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999. LIRA, Bruno Carneiro. O professor sociointeracionista e @ inclusão escolar. Editora Paulinas, 2010.

ONU – ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Resolução A/HRC/32/L.20. 2016. Disponível em: http://www.un.org/ga/search/ view_doc.asp?symbol=A/HRC/32/L.20. Acesso em: 20 fev. 2018.

SANTAELLA, L. Linguagens líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus, 2007. SOUZA, Maria do Socorro. O Marco Civil da Internet e o exercício da cidadania nos meios digitais dos professores da rede pública estadual e municipal de Mossoró-RN. 2017. 99 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Direito) – Faculdade de Direito, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, 2017.

TAKAHASHI, Tadeu (org.). Sociedade da informação no Brasil: livro verde. Brasília: Ministério da Ciência e Tecnologia, 2000.

VALENTE, José Armando. O papel do computador no processo ensinoaprendizagem. 2003. Disponível em: http://cursoproinfo100h.blogspot.com/2009/03/o-papel-do-computador-no-processo_3726.html

Downloads

Publicado

2019-12-01

Como Citar

Tamanini, P. A., & Souza, M. do S. (2019). O ensino de história na Era Digital: a inclusão como possibilidade real. O caso dos NTE e NTM em Mossoró-RN. História & Ensino, 25(2), 139–166. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n2p139

Edição

Seção

Artigos