Material didático do Programa NEJA: tensões entre possibilidades emancipatórias e currículo prescritivo no trabalho docente em História

Autores

  • Alessandra Nicodemos Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ https://orcid.org/0000-0001-8287-9116
  • Débora Petrillo Grasso Flor Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n1p139

Palavras-chave:

Ensino de História, Educação de Jovens e Adultos, Material Didático,

Resumo

Esse artigo problematiza elementos curriculares da política pública para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) ofertada pela Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, intitulada NEJA. Como elemento central de análise contrapõe o controle burocrático e pedagógico sobre o trabalho docente e as possibilidades mais autônomas e emancipatórias de uso do material didático de História, por docentes e discentes, em processos de escolarização de jovens e adultos trabalhadores.

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Biografia do Autor

Alessandra Nicodemos, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Doutora em Educação e Professora Adjunta do Departamento de Didática da Faculdade de Educação - UFRJ

 

Débora Petrillo Grasso Flor, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Especialista em Educação de Jovens e Adultos e docente da Educação Básica

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Publicado

2019-07-29

Como Citar

Nicodemos, A., & Flor, D. P. G. (2019). Material didático do Programa NEJA: tensões entre possibilidades emancipatórias e currículo prescritivo no trabalho docente em História. História & Ensino, 25(1), 139–157. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n1p139

Edição

Seção

Artigos