Filmes, compreensão e empatia histórica: contribuições de um estudo empírico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2018v24n1p135

Palavras-chave:

Cognição Histórica Situada, Empatia Histórica, Linguagem Fílmica

Resumo

O uso de filmes em aulas de História é temática amplamente debatida e difundida nos estudos sobre Ensino de História. Contudo, é raro encontrar estudos derivados de investigações empíricas para observar os limites e potencialidades da aprendizagem histórica mobilizada em tais atividades. Essa é a proposta do presente artigo, que apresenta parte dos resultados de uma pesquisa sobre a aprendizagem histórica de jovens a partir de filmes em aulas de História, direcionados a partir do conceito de “cognição histórica situada”. Propõem-se, então, caminhos para se pensar os filmes no ensino, principalmente a partir dos conceitos de “compreensão histórica” e “empatia histórica”, que permitem superar uma visão segundo a qual esta aprendizagem seria resultado exclusivo dos estímulos provocados pela linguagem fílmica.

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Biografia do Autor

Éder Cristiano de Souza, Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA

Doutor em Educação pela UFPR. Professor de Hsitória na Unila.

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Publicado

2018-07-29

Como Citar

Souza, Éder C. de. (2018). Filmes, compreensão e empatia histórica: contribuições de um estudo empírico. História & Ensino, 24(1), 135–164. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2018v24n1p135

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Artigos