Estágio supervisionado em História: as vivências, desafios e possibilidades do graduando na prática docente

Ruhama Sabião

Resumo


O presente artigo buscou analisar o Estágio Supervisionado em História realizado nos anos de 2015 e 2016, pela Universidade Estadual do Norte do Paraná. Os colégios atendidos foram a Escola Estadual Santa Terezinha – Ensino Fundamental, em 2015, o Colégio Estadual Tiradentes – Ensino Fundamental e Médio e o Colégio Tia Ana Maria – Ensino Fundamental e Médio (rede privada), em 2016. A experiência em se trabalhar em colégios da rede pública, com estruturas diferenciadas e em colégio da rede privada, proporcionou uma análise enriquecedora durante as observações, participações e elaborações das regências. O trabalho resultou na descrição de convergências e dissonâncias entre escolas, alunos e professores, destacando-se a dificuldade na apreensão dos conceitos em História e de segunda ordem. Os temas das regências foram “A vinda da família real para o Brasil”, “Independência do Brasil?”, “África: da história esquecida aos impactos na atualidade”, “História e Memória”, e “História do Paraná: territórios, poder e dominação”.

Palavras-chave:Estágio Supervisionado; Ensino de História; Formação de professores

Palavras-chave


Estágio Supervisionado; Ensino de História; Formação de professores.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2238-3018.2017v23n2p207

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