Exame Nacional do Ensino Médio: considerações sobre a influência do ENEM na produção do currículo de História

Jean Mac Cole Tavares Santos, Francisco José Balduino da Silva, Francisco das Chagas Silva Souza

Resumo


O presente estudo tem por finalidade analisar a produção acadêmica em torno da influência do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) nos currículos escolares do Ensino Médio no que diz respeito à disciplina História. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica realizada no Banco de Teses e Dissertações da CAPES. O trabalho estrutura-se em três partes. A primeira traz um recorte histórico do ENEM de 1998 a 2016, a segunda trata de um levantamento quantitativo das teses e dissertações sobre o ENEM, e, por fim, uma análise de oito trabalhos que discutiram as implicações do ENEM no processo de ressignificação do currículo de História para o Ensino Médio.


Palavras-chave


Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Currículo. Ensino de história.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2238-3018.2018v24n1p111

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