A Associação Nacional de História: ANPUH e o ensino de História

Autores

  • Iraíde Marques de Freitas Barreiro Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília - FCC / UNESP https://orcid.org/0000-0001-9203-0351
  • Ana Paula Giavara Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília - FCC / UNESP

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2018v24n1p9

Palavras-chave:

Associação Nacional de História – ANPUH, Ensino de História, Políticas educacionais, Disciplina escolar, Estado de São Paulo

Resumo

Ao longo de sua trajetória, a Associação Nacional de História – ANPUH, fundada em 1961 por um grupo de professores universitários, exerceu um importante papel propositivo em relação à História como curso de nível superior. Nos anos de 1970, pulverizou-se por meio de Núcleos Regionais em muitos estados brasileiros, acrescentando à sua pauta de discussão os assuntos relacionados à disciplina nos 1º e 2º graus de ensino. Paulatinamente, o corpo de associados também se expandiu, passando a admitir estudantes e professores secundaristas, além de catedráticos de outras áreas das Ciências Humanas. De tal forma, o objetivo desta investigação concentra-se em delinear a trajetória de surgimento fortalecimento da entidade, entre as décadas de 1960 a 1990. Partindo da emergência da ANPUH nacional em direção à atuação de seu Núcleo Regional de São Paulo – NRSP, foram destacadas as condições contextuais e internas que fizeram com que a História como disciplina escolar, conjuntamente à História acadêmica, se tornasse o centro das discussões anpuhanas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Iraíde Marques de Freitas Barreiro, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília - FCC / UNESP

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília.

Ana Paula Giavara, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília - FCC / UNESP

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Professora Assistente do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Letras de Assis e da Pós-Graduação na Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília.

Referências

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE HISTÓRIA – ANPUH. Disponível em: . Acesso em: 10/10/2017.

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de história: fundamentos e métodos. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

BOLETIM DO HISTORIADOR. São Paulo: ANPUH-SP, 1991-2002. Trimestral.

BOLETIM DA ANPUH, São Paulo: ANPUH, n. 1, 1993.

BOLETIM INFORMATIVO. Marília: Associação dos Professores Universitários de História – APUH. ano 01, n. 01, janeiro-outubro de 1962.

BOLETINS. In: HOUAISS, Antonio; VILLAR, Mauro de Salles. Dicionário Houaiss de Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2004.

CANABRAVA, Alice Piffer. A associação nacional dos professores universitários de História. Revista Brasileira de História. n. 01, mar. 1981.

CIAMPI, Helenice. A história pensada e ensinada: da geração das certezas à geração das incertezas. São Paulo: EDUC, 2000.

CORDEIRO, Jaime Francisco. A história no centro do debate: as propostas de renovação do ensino de História nas décadas de setenta e oitenta. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2000. (Coleção Pedagogia).

COSTA, Emília Viotti da. Globalização e reforma universitária: a sobrevivência do MEC-Usaid. In: LAZZARI, Raquel Leite Barbosa (Org.). Trajetórias e perspectivas da formação de educadores. São Paulo: UNESP, 2004. p. 35-48.

DE LUCA, Tânia Regina. História dos, nos e por meio dos periódicos. In: PINSKY, Carla Bessanezi. Fontes históricas. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2014. p. 111-154.

DIÁRIO DE MINAS. Editorial. Belo Horizonte, 01-05 set 1973.

FENELON, Déa Ribeiro. A formação do profissional de história e a realidade do ensino. Cadernos Cedes. Campinas, n. 8, 1985.

FONSECA, Selva Guimarães. Caminhos da história ensinada. 9. ed. Campinas: Papirus, 2006.

GERMANO, José Willington. Estado militar e educação no Brasil. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2011

GHIRALDELLI JÚNIOR, Paulo. História da educação. São Paulo: Cortez, 1990. (Coleção Magistério. Série formação de prodessor).


GLEZER, Raquel. A fundação da revista. Revista Brasileira de História. n. 1, mar. 1981.

LAPA, José Roberto do Amaral. A história em questão: historiografia brasileira contemporânea. Petrópolis, Vozes, 1976.

SILVA, Marcos Antonio. Apresentação. Revista Brasileira de História, v. 9, n. 19, set./fev. 1989/1990.

SIMPÓSIO DE PROFESSÔRES DE HISTÓRIA DO ENSINO SUPERIOR EM 1961, 1., 1962, Marilia. Anais... Marilia, 1962. p. 287-288. Disponível em: . Acesso em: 10/10/2017.

SIMPÓSIO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DE HISTÓRIA, 9., 1979, São Paulo. Anais... São Paulo, 1979. Disponível em: . Acesso em: 21/07/2018

SIMPÓSIO NACIONAL DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DE HISTÓRIA, 6., 1973, São Paulo. Anais... São Paulo, 1973. Disponível em: . Acesso em: 21/07/2018.

Downloads

Publicado

2018-07-29

Como Citar

Barreiro, I. M. de F., & Giavara, A. P. (2018). A Associação Nacional de História: ANPUH e o ensino de História. História & Ensino, 24(1), 9–33. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2018v24n1p9

Edição

Seção

Artigos