História indígena no período republicano e os livros didáticos de História: uma reflexão necessária

Autores

  • André Luis Bertelli Duarte Universidade Federal de Uberlândia
  • Felipe Cesar Peres Tedeschi Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2017v23n2p85

Palavras-chave:

Ensino de história, Livro didático, Povos indígenas, Brasil republicano

Resumo

O ensino da história e cultura dos povos indígenas no Brasil vivenciou avanços significativos nos últimos anos impulsionados, sobretudo, pela sua obrigatoriedade definida pela lei 11.645/08. É inegável que esforços têm sido direcionados por professores e demais envolvidos na educação básica no sentido de oferecer um ensino de qualidade que seja capaz de responder ao desafio da educação para o exercício da diversidade em sua relação com os povos indígenas. Alguns desafios, entretanto, ainda se projetam no horizonte destes profissionais. Neste artigo discutimos especificamente a importância da superação de uma “lacuna” existente nos materiais didáticos de história destinados, atualmente, ao público do ensino fundamental, a saber, a pouca ênfase dada aos processos históricos engendrados no período republicano brasileiro que envolvem as diversas etnias indígenas. Sem o enfrentamento destas questões, o ensino da história e cultura destes povos em nossas escolas não conseguirá dimensionar e problematizar as suas diversas demandas históricas e contemporâneas. 

 

Palavras-chave: Povos indígenas brasileiros. República. Livros didáticos. História.

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Biografia do Autor

André Luis Bertelli Duarte, Universidade Federal de Uberlândia

Professor de história do colégio de aplicação da Universidade Federal de Uberlândia (CAp ESEBA/UFU). Doutor em História.

Felipe Cesar Peres Tedeschi, Universidade Federal de Uberlândia

Graduando em história pela Universidade Federal de Uberlândia

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Publicado

2017-12-27

Como Citar

Duarte, A. L. B., & Tedeschi, F. C. P. (2017). História indígena no período republicano e os livros didáticos de História: uma reflexão necessária. História & Ensino, 23(2), 85–108. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2017v23n2p85

Edição

Seção

Artigos