A formação de professores no Paraná na primeira república: a escola normal primária de Ponta Grossa

Vera Lucia Martiniak

Resumo


Este trabalho apresenta resultados de pesquisa sobre a institucionalização da Escola Normal no Paraná, no período que compreende a proclamação da República até a década de 1930. Buscou-se analisar as imbricações que deram origem à Escola Normal do Brasil, como fator primordial para justificar a formação de professores no país. Na estrutura burocrática e hierárquica da Escola Normal conviveram os princípios da racionalização que objetivavam a eficácia e a eficiência, sendo que os recursos empregados deveriam ser utilizados de forma econômica. A investigação baseou-se em análises de fontes, tanto primárias quanto secundárias, que possibilitaram a reconstrução da estrutura organizacional da Escola Normal bem como a possibilidade de disponibilizar fragmentos do cotidiano da instituição. Por meio das leis referentes à instrução pública, procurou-se entender como tais regulamentações representaram os princípios do Estado para com a educação paranaense e de que forma legitimaram a criação da Escola. Os resultados demonstram que o Estado do Paraná não se diferenciava dos outros Estados, do ponto de vista ideológico, quando assumiu no seu discurso os ideais liberais: gratuidade, liberdade de ensino, obrigatoriedade, ênfase no caráter nacionalista, entre outros. A Escola Normal teve sua trajetória marcada por leis e decretos, mas conseguiu manter-se como instituição formadora de professores. A partir do momento de sua criação, outras foram sendo criadas, acentuando-se seu crescimento no período republicano. Essas escolas surgiram no momento em que o país passava por uma transição política e a difusão dos ideais liberais ressaltava a educação como instrumento de consolidação do novo regime e manutenção da ordem social.

Palavras-chave


Formação de professores. Escola Normal. Legislação educacional

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DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2238-3018.2018v24n1p255

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