A Independência do Brasil nos livros didáticos para crianças: uma análise da produção didática entre as décadas de 1970 e 2000

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2017v23n2p155

Palavras-chave:

Ensino de História, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Livro didático

Resumo

O livro didático tem se configurado nos últimos tempos como um instrumento central na cultura escolar brasileira. Nesse sentido, nossa investigação dedicou-se a compreender esse material e, mais especificamente, como um conteúdo de História dos anos iniciais do Ensino Fundamental de grande repercussão nacional é apresentado nesses manuais ao longo do tempo. Desse modo, realizamos um levantamento de materiais na biblioteca do livro didático da Universidade de São Paulo no qual abordava-se o tema da Independência do Brasil para o ensino de História de crianças. Esse levantamento resultou em uma análise de cinquenta obras correspondentes a primeira e quarta série do primeiro grau que equivalem hoje ao Ensino Fundamental de primeiro ao quinto ano, entre as décadas de 1970 e 1980.  A análise qualitativa desses materiais resultou na seleção de oito obras para a construção de uma interpretação sistematizada referente aos sujeitos históricos, imagens e propostas de atividades. Assim, com esse estudo percebemos permanências e mudanças relativas ao conteúdo em geral. Algumas das permanências são referentes aos métodos mnemônicos e textos curtos com questionários que pretendem obter respostas explícitas e de uma História predominantemente cronológica que não busca problematizar os fatos históricos. Entretanto, as mudanças nos costumes da sociedade e das legislações incidem diretamente na produção desses materiais, como também ao tratamento gráfico do conteúdo e das finalidades educativas para o ensino de História ao longo do período selecionado para o estudo. 

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Biografia do Autor

Sandra Regina Ferreira de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professora da Universidade Estadual de Londrina.

Luciana Fernandes de Aquino, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Londrins. Professora Efetiva da Secretaria Municipal de Educação de Ourinhos.

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Publicado

2017-12-27

Como Citar

Oliveira, S. R. F. de, & Aquino, L. F. de. (2017). A Independência do Brasil nos livros didáticos para crianças: uma análise da produção didática entre as décadas de 1970 e 2000. História & Ensino, 23(2), 155–180. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2017v23n2p155

Edição

Seção

História nos Anos Iniciais