Temporalidade (s) na historiografia didática: notas sobre o ensino de história e cultura indígena no município de Maringá (2014-2016)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2017v23n2p181

Palavras-chave:

Ensino de História escolar, Temporalidades, Cultura indígena.

Resumo

O artigo apresenta resultados de análise do livro didático de história regional intitulado Pequenos Exploradores, adotado pelos professores da rede municipal de ensino da cidade de Maringá-Paraná.  O objetivo norteador das reflexões empreendidas no trabalho foi   problematizar  as  representações sobre o tempo - moderno, industrial e urbano - presentes no referido livro e as suas implicações sobre  as particularidades das  vivências do tempo na cultura indígena. Para tanto, utilizou-se de pesquisa bibliográfica para subsidiar o estudo da fonte, tendo  como  referencial e base conceitual de análise  a ideia de representação e de leituras do passado do historiador francês Roger Chartier, teórico da  história cultural. Conclui-se que  as concepções de  tempo devam comportar múltiplas representações sociais e culturais, compreendo as vivências do indígena  no tempo em suas singularidades, afastando-se de concepções homogeneizadoras e hierarquizadas que se desenvolveram na sociedade moderna industrial.

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Biografia do Autor

João Paulo Pereira Coelho, Universidade Estadual de Maringá

Doutor em Educação (UEM). Professor da Universidade Estadual de Maringa

Maria Aparecida Leopoldino, Universidade Estadual de Maringá

Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora adjunto da Universidade Estadual de Maringá.  

Daniella Castellini Nunes, Universidade Estadual de Maringá

Pedagoga pela Universidade Estadual de Maringa

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Publicado

2017-12-27

Como Citar

Coelho, J. P. P., Leopoldino, M. A., & Nunes, D. C. (2017). Temporalidade (s) na historiografia didática: notas sobre o ensino de história e cultura indígena no município de Maringá (2014-2016). História & Ensino, 23(2), 181–205. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2017v23n2p181

Edição

Seção

História nos Anos Iniciais