Ensino de história e cidadania: uma proposta de análise das instituições escolares na perspectiva do interacionismo simbólico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2017v23n2p35

Palavras-chave:

Cidadania, Instituições escolares, Ensino de história

Resumo

Durante a década de 1990 houve uma forte mobilização para mudar o sistema educacional do país, objetivando formar cidadãos detentores de uma postura ética, compromisso social e político, para construir uma sociedade mais justa e solidária. Para isso, foram formuladas propostas educacionais, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e os Parâmetros Curriculares Nacionais, pois o entendimento era de que a educação tinha um papel crucial no desenvolvimento das pessoas e das sociedades.Diante do exposto, temos como objetivo apresentar uma proposta de análise do tema da cidadania, no ensino de História, nas instituições escolares, na perspectiva do interacionismo simbólico. Com isso, pretendemos contribuir para a compreensão da implantação de políticas públicas no país; fornecer elementos que auxiliem no entendimento das instituições escolares, e daação do professor no chão da escola,quando uma nova proposta pedagógica é apresentada

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Biografia do Autor

Rivail Carvalho Rolim, Universidade Estadual de Maringá

Professor Adjunto da Universidade Estadual de Maringá. Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense.  

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Publicado

2017-12-27

Como Citar

Rolim, R. C. (2017). Ensino de história e cidadania: uma proposta de análise das instituições escolares na perspectiva do interacionismo simbólico. História & Ensino, 23(2), 35–58. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2017v23n2p35

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Artigos