Iconografia Pictórica Histórica e seu diálogo com o Ensino de História

Jucilmara Luiza Loos Vieira

Resumo


Este artigo teve por meta mostrar a produção acadêmica na área do ensino de história, tendo como fundamento a relação entre a Iconografia Pictórica Histórica e o ensino da história. A finalidade principal foi verificar a possibilidade do diálogo entre essa produção, considerada como expressão de uma cultura histórica de uma sociedade e o processo de ensino e aprendizagem da história. O artigo foi organizado da seguinte forma: foram apresentadas algumas perspectivas teóricas e metodológicas orientadoras para identificação da produção e seu diálogo com o ensino de história. Apresentou-se uma contextualização com a intenção de explicar o significado de Iconografia Pictórica Histórica e como ela é a expressão da cultura histórica de uma sociedade. Definiu-se o termo cultura histórica e como a Iconografia Pictórica Histórica enquanto expressão da cultura histórica, tem relação com a formação da consciência histórica e, portanto, com o ensino e aprendizagem da história. Apresentou-se uma definição para Iconografia Pictórica Histórica e o termo cultura histórica foi explorado juntamente com os elementos que o compõe, sendo realizado um estudo sobre a consciência histórica e a aprendizagem histórica


Palavras-chave


Educação Histórica; Iconografia Pictórica; Fonte Histórica

Texto completo:

PDF

Referências


ANPED – ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO. Biblioteca. Disponível em: http://www.anped.org.br/anped/biblioteca-anped/anais. Acesso em: 14 jun. 2014.

ANPED – ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO. RBE. Disponível em: http://www.anped.org.br/rbe/edicoes/ numeros-anteriores. Acesso em:2 ago. 2014.

ANPUH – ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE HISTÓRIA. Anais Anpuh Disponível em: http://anpuh.org/anais/index.php?s=iconografia+pict%C3%B3rica&submit.x=1 9&submit.y=19&submit=Buscar. Acesso em: 15 maio 2014.

ANPUH – ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE HISTÓRIA. Revista Brasileira de História. Disponível em: Acesso em: 2 ago. 2014.

ARÓSTEGUI, Júlio. A pesquisa histórica: teoria e método. Bauru, SP: EDUSC, 2006.

ASHBY, Rosalyn. Desenvolvendo um conceito de evidência histórica: as idéias dos estudantes sobre testar afirmações factuais singulares. Educar em Revista, Curitiba, n. esp., p. 151-170, ago. 2006.

BURKE, Peter. Testemunha ocular: história e imagem. Bauru, São Paulo: EDUSC, 2004.

CAPES. Disponível em: http://www.capes.gov.br/.Acesso em: 14 maio 2014.

CECATTO, Adriano. O ensino da utilização de imagens pelos professores de história da Universidade Federal do Ceará (UFC). In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 27., 2013, Natal. Anais... Natal, 2013. Disponível em: http://www.snh2013.anpuh.org/resources/anais/27/1364339529_ARQUIVO_A_ utilizacao_de_imagens_pelos_professores_de_Historia02.pdf. Acesso em: 23 jul. 2014.

COOPER, Hilary. O ensino de história na educação infantil e anos iniciais: um guia para professores. Curitiba: Base Editorial, 2012.

ENCONTRO NACIONAL PERSPECTIVAS DO ENSINO DE HISTÓRIA, 9.; ENCONTRO INTERNACIONAL DO ENSINO DE HISTÓRIA, 4., 2015, Belo Horizonte. Disponível em: http://www.fae.ufmg.br/perspectivas2015/%3e%20. Acesso em: 15 jun. 2015.

FORQUIN, Jean-Claude. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas,1993.

FRASCINA, Francis et al. Modernidade e modernismo: a pintura francesa no século XIX. São Paulo: Cosaic & Naif, 1998.

PANOFSKY, Erwin. Iconografia e iconologia: uma introdução ao estudo da arte na renascença. In: PANOFSKY, Erwin. Significado nas artes visuais. Tradução de Maria Clara F. Kneesse e Jacó Guinsburg. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 1991. p. 45-65

PEREIRA, Walter L. C. de M. Imagem, nação e consciência nacional: os rituais da pintura histórica no século XIX. Cultura Visual, Salvador n. 17, p. 93-105, maio 2012.

PINTURA HISTÓRICA. In: ENCICLÓPEIDA ITÁU CULTURAL. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo327/pintura-historica. Acesso em 17 jul. 2015a.

PINTURA HISTÓRICA. In: WIKIPÉDIA: Enciclopédia Livre. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pintura_hist%C3%B3rica.Acesso em: 17 jul. 2017b.

RÜSEN, Jörn. ¿Qué es la cultura histórica? reflexiones sobre una nueva manera de abordar la historia. Traducción de F. Sánchez Costa e Ib Schumacher. Keulen, Weimar and Wenen: Böhlau, 2009a. p. 3-26. Disponível em: http://www.culturahistorica.es/ruesen/cultura_historica.pdf. Acesso em: 28 maio 2015.

RÜSEN, Jörn. Aprendizagem histórica fundamentos e paradigmas. Curitiba: W. A. Editores, 2012.

RÜSEN, Jörn. Como dar sentido ao passado: questões relevantes de meta história. História da Historiografia, Rio de Janeiro, n. 2, mar. 2009b.

RÜSEN, Jörn. Razão histórica: teoria da história, os fundamentos da ciência histórica. Brasília: UNB, 2010.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora; BARCA, Isabel. Aprender história: perspectivas da educação histórica. Ijuí: Unijuí, 2009.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora; CAINELLI, Marlene. Ensinar história: pensamento e ação na sala de aula. São Paulo: Scipione, 2010.

VIEIRA, Jucilmara Luiza Loos. Cultura histórica e cultura escolar: diálogos entre a iconografia pictórica histórica e o ensino de história. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2015. R




DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2238-3018.2017v23n1p71

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.