Construção do conhecimento histórico na Escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n2p429

Palavras-chave:

Ensino de História, Função da História Escolar, Construção do Conhecimento.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar o projeto que foi aplicado no início do ano letivo de 2016 em uma escola particular de Ponta Grossa. O projeto ressalta a discussão sobre a importância da História para a orientação da vida prática dos alunos, como a disciplina escolar pode oferecer suporte para a vivência da democracia e da realidade cotidiana de debates e bombardeios de informações. Para isso oferecemos aos estudantes do sexto ano a oportunidade de escreverem, eles mesmos, a história da própria instituição de ensino a qual pertencem, possibilitando assim que percebessem a operação historiográfica e também exercer a retirada de informações de várias fontes, gerando um olhar aguçado para a crítica de fontes, permitindo a autonomia no processo de formação de conhecimento.

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Biografia do Autor

Matheus Mendanha Cruz, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Mestrando em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG. Professor da rede estadual de Santa Catarina.

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Publicado

2019-12-01

Como Citar

Cruz, M. M. (2019). Construção do conhecimento histórico na Escola. História & Ensino, 25(2), 429–448. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n2p429

Edição

Seção

Laboratório (artigo)