Construção do conhecimento histórico na Escola

Matheus Mendanha Cruz

Resumo


Este trabalho tem por objetivo apresentar o projeto que foi aplicado no início do ano letivo de 2016 em uma escola particular de Ponta Grossa. O projeto ressalta a discussão sobre a importância da História para a orientação da vida prática dos alunos, como a disciplina escolar pode oferecer suporte para a vivência da democracia e da realidade cotidiana de debates e bombardeios de informações. Para isso oferecemos aos estudantes do sexto ano a oportunidade de escreverem, eles mesmos, a história da própria instituição de ensino a qual pertencem, possibilitando assim que percebessem a operação historiográfica e também exercer a retirada de informações de várias fontes, gerando um olhar aguçado para a crítica de fontes, permitindo a autonomia no processo de formação de conhecimento.

Palavras-chave


Ensino de História; Função da História Escolar; Construção do Conhecimento.

Texto completo:

PDF PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n2p429

Apontamentos

  • Não há apontamentos.