Alfabetização e ética: um trabalho interdisciplinar de formação docente e discente

Ana Lúzia Magalhães Carneiro

Resumo


O trabalho sobre a temática da Ética proposto pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) é essencial para o desenvolvimento da autonomia de crianças e adolescentes.  Entretanto, as dificuldades de aprendizagem principalmente no sistema público de educação, impõem práticas educativas focadas na leitura, escrita e cálculos básicos, em detrimento dos problemas da realidade das comunidades escolares. Quando as escolas decidem desenvolver projetos sobre as relações de desrespeito e o tipo de imagem que as crianças constroem de si e do “outro”, a área de História passa a assumir o trabalho de formação. Este artigo pretende discutir uma experiência vivenciada por professores e alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, na qual a alfabetização e a ética constituíram-se como eixos para o desenvolvimento de um projeto de formação/ação docente e discente.


Palavras-chave


Alfabetização e ética. Projeto especial de ação, formação docente e discente. Práticas interdisciplinares.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2238-3018.2016v22n2p11

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