O uso das imagens no ensino de história: reflexão sobre o uso e a interpretação das imagens dos povos indígenas

Roseane Maria de Amorim, Cintia Gomes da Silva

Resumo


Este artigo traz como discussão o uso das imagens no ensino de História, de uma forma geral e específica, refletindo ao mesmo tempo a respeito de como o estudo das imagens vem sendo trabalhado por professores e professoras no espaço escolar e quais as possibilidades enriquecedoras para serem conhecidas e discutidas com os estudantes, fazendo uma inter-relação com a disciplina de História. Seguidamente, trazemos algumas imagens de índios do Nordeste, relacionando como seria feito o estudo e a interpretação dessas imagens para a apreensão e aprendizagem dos(as) alunos(as), para que estes sejam críticos e reflexivos na leitura de imagens, principalmente, quando se refere aos povos indígenas, as quais já vêm, na grande maioria, distorcidas e camufladas pelos meios de comunicação. Nisso, é preciso ponderar que estudar e interpretar a análise das imagens é de grande relevância na construção de um sujeito consciente e crítico naquilo que está sendo oferecido e mostrado a esse educando.


Palavras-chave


Ensino de História. Análise de imagem. Ensino e aprendizagem. Povos indígenas

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2238-3018.2016v22n2p165

Apontamentos

  • Não há apontamentos.