A Consciência Histórica como potencial para leitura de mundo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n1p37

Palavras-chave:

Formação histórica. Conhecimento histórico. Consciência histórica.

Resumo

O texto analisa o desenvolvimento da consciência histórica, entendida como uma categoria de operação mental, fundamental no processo de empoderamento dos sujeitos, que a todo o momento são desafiados a fazerem a leitura da realidade que estão inseridos, como pessoas ou como profissionais. Realidade essa que é complexa, marcada pelo acelerado progresso científico e tecnológico, que pode atender às necessidades básicas humanas, porém a forma como isso vai ocorrer depende dos sujeitos. A abordagem metodológica orienta-se na perspectiva de uma pesquisa qualitativa e dialética em educação, privilegia reflexões e conceitos das obras de Jörn Rüsen. O resultado desse estudo considera as vivências dos alunos nas aulas de história, para compreender os desafios colocados para essa área, na busca de uma nova relação com o conhecimento, que não pode mais estar marcada pelo estudo do passado pelo passado. Assim, os diversos profissionais deverão buscar na tradição aspectos para compreender a realidade, como também para intervir em sua dinâmica, numa perspectiva de futuro.   

 

 

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Biografia do Autor

Vera Lucia Trennepohl, Universidade Regional do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI

Doutora em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Professora do curso de História da UNIJUÍ.

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Publicado

2020-09-30

Como Citar

Trennepohl, V. L. (2020). A Consciência Histórica como potencial para leitura de mundo. História & Ensino, 26(1), 37–55. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n1p37

Edição

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Artigos