Entre expectativas e experiências: a gênese do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Didática da História (LEPEDIH) da UNESP/Assis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2015v21n2p235

Palavras-chave:

Didática da História, Consciência Histórica, Ensino de História, Aprendizagem Histórica, Educação Histórica

Resumo

O artigo tem como objetivo apresentar alguns elementos que deram origem ao Laboratório de Estudos e Pesquisas em Didática da História da UNESP/Assis, a fim de mostrar diferentes possibilidades de pesquisa em Ensino de História, por meio do repertório epistemológico da teoria da consciência histórica, proveniente da Didática da História, tendo em vista a discussão a respeito da função pública da História.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ronaldo Cardoso Alves, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Assis

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor do Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus Assis.

Referências

ALVES, R. C. A aula de História como lugar do ensino, da pesquisa e da extensão. Revista Espaço Pedagógico. Passo Fundo, v. 21, p. 274-287, 2014.

ALVES, R. C. História e Vida: o encontro epistemológico entre Didática da História e Educação Histórica. História & Ensin., Londrina, v. 19, p. 49-69, 2013.

ALVES, R. C. Por um Ensino de História com Sentido para a Vida. Revista Diálogos. Maringá, v. 19, p. 323-343, 2015.

BARCA. I. Fundamentos da pesquisa em educação histórica. Seminário realizado no Programa de Pós-Educação em Educação-UFPR. Programa Professor VisitanteCNPq. Curitiba, set./out. 2005.

BAROM, W. C. C.; CERRI, L. F. A Teoria da História de Jörn Rüsen entre a Modernidade e a Pós-modernidade: uma contribuição à Didática da História. Revista Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 37, n. 3, p. 991-1008, set./dez. 2012.

BERGMANN, K. A História na Reflexão Didática. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 9, n. 19, p. 29-42, set. 1989/fev. 1990.

BRANDÃO, C. R. O que é método Paulo Freire? Coleção Primeiros Passos, 38. São Paulo: Brasiliense, 2008.

DIVARDIM, T. A relação ensino e aprendizagem histórica como práxis: a Educação Histórica e a formação de professores. 2012. 214f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Paraná, 2012.

FREIRE, P. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. 3 ed. São Paulo: Centauro, 2008.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 14 ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2011a.

FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 17 ed. São Paulo: Paz & Terra, 2011b.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 58 ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2014.

KOSELLECK, R. Futuro Passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto; Editora da PUC-Rio, 2006.

LEE, P. Progressão da compreensão dos alunos em História. In: BARCA, I. (Org.). Perspectivas em Educação Histórica: Actas das I Jornadas Internacionais de Educação Histórica. Braga: Centro de Investigação em Educação – Instituto de Educação e Psicologia – Universidade do Minho, 2001, p. 13-27.

LEE, P. Nós fabricamos carros e eles tinham que andar a pé: compreensão da vida no passado. In: BARCA, I. (Org.). Educação Histórica e Museus: Actas da II Jornadas Internacionais de Educação Histórica. Braga: Centro de Investigação em Educação – Instituto de Educação e Psicologia – Universidade do Minho, 2003, p. 19-36.

LEE, P. Educação Histórica, consciência histórica e literacia histórica. In: BARCA, I. (Org.). Estudos de Consciência Histórica na Europa, América, Ásia e África: Actas das VII Jornadas Internacionais de Educação Histórica. Braga: Centro de Investigação em Educação – Instituto de Educação e Psicologia – Universidade do Minho, 2008, p. 11-32.

MEIHY, J. C. S. B. Manual de História Oral. 5 ed. São Paulo. Edições Loyola, 2005.

MONTEIRO, A. M. F. C.; PENNA, F. A. Ensino de História: saberes em lugar de fronteira. Revista Educação & Realidade. Porto Alegre, v. 36, n. 1, p. 191-211, jan./abr., 2011.

MONTEIRO, A. M. F. C.; PENNA, F. A.Didática da História: passado, presente e perspectivas a partir do caso alemão. In: SCHMIDT, M. A.; BARCA, I.; MARTINS, E. de R. (Org.). Jörn Rüsen e o ensino de História. Curitiba: Editora UFPR, p. 23-40, 2010a.

MONTEIRO, A. M. F. C.; PENNA, F. A.O desenvolvimento da competência narrativa na aprendizagem histórica: uma hipótese ontogenética relativa à consciência moral. In: SCHMIDT, M. A.; BARCA, I.; MARTINS, E. de R. (Org.). Jörn Rüsen e o ensino de História. Curitiba: Editora UFPR, p. 51-77, 2010b.

MONTEIRO, A. M. F. C.; PENNA, F. A.Narrativa Histórica: fundamentos, tipos, razão. In: SCHMIDT, M. A.; BARCA, I.; MARTINS, E. R. (Org.). Jörn Rüsen e o ensino de História. Curitiba: Editora UFPR, 2010c, p. 93-108.

MONTEIRO, A. M. F. C.; PENNA, F. A. Razão histórica: teoria da história: fundamentos da ciência histórica. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001.

SADDI, R. O parafuso da didática da história: o objeto de pesquisa e o campo de investigação de uma didática da história ampliada. Acta Scientiarum Education. Maringá, v. 34, n. 2, p. 211-220, jul.-dez., 2012.

SANTOS, S. R.; ALVES, R. C. História Oral, Memória e Representações Sociais: diálogos com a educação de pessoas adultas. História e Diversidade/ Revista do Departamento de História. Cáceres, v. 4, n. 1, p.179-187, 2014.

SCHMIDT, M. A. A Cultura como referência para investigação sobre consciência histórica: diálogos entre Paulo Freire e Jörn Rüsen. In: BARCA, I. (Org.). Atas das XI Jornadas Internacionais de Educação Histórica. Realizadas de 15 a 18 de Julho de 2011, Instituto de Educação da Universidade do Minho/Museu D. Diogo de Sousa, Braga.

SCHMIDT, M. A. Literacia Histórica: um desafio para a Educação Histórica do século XXI. História & Ensino, Londrina, v. 15, p. 9-22, ago. 2009.

SCHMIDT, M. A.; GARCIA, T. M. B. A Formação da consciência histórica de alunos e professores e o cotidiano em aulas de História. Caderno Cedes, Campinas, v. 25, n. 67, p. 297-308, set./dez. 2005.

SCHMIDT, M. A.; GARCIA, T. M. B. Pesquisas em Educação Histórica: algumas experiências. Educar. Curitiba, Especial, p. 11-31, 2006.

SOARES, M. Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2008.

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. 4 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. WHITE, H. Meta-História: a imaginação histórica do século XIX. 2 ed. São Paulo: EDUSP, 2008.

Downloads

Publicado

2015-09-02

Como Citar

Alves, R. C. (2015). Entre expectativas e experiências: a gênese do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Didática da História (LEPEDIH) da UNESP/Assis. História & Ensino, 21(2), 235–264. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2015v21n2p235

Edição

Seção

DOSSIÊ