Entre textos e práticas: ensino de história, instituição escolar e formação docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2015v21n2p151

Palavras-chave:

Ensino de História, Escola, Formação Docente

Resumo

O presente artigo tem a finalidade de debater a relação entre história ensinada, instituição escolar e formação docente a partir da historiografia do Ensino de História no Brasil produzida nas últimas quatro décadas, evidenciando os dilemas, problemas e perspectivas da prática docente na construção da identidade do profissional da História. Inicialmente o texto apresenta um estado da arte acerca da definição do campo de pesquisa chamado “Ensino de História”. Em seguida, analisa como alunos e professores são interpretados e representados no discurso curricular contemporâneo, tendo por referência os Parâmetros Curriculares Nacionais. A formação do professor de História na perspectiva da formulação dos currículos das licenciaturas/bacharelados é a questão desenvolvida posteriormente com a finalidade de evidenciar as armadilhas do discurso que separa a pesquisa do ensino. No final, retomamos o debate sobre o lugar e a relevância da sala de aula, no contexto da educação básica, para a formação e a prática docente.

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Biografia do Autor

Renilson Rosa Ribeiro, Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT)

Doutor em História Cultural pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

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Publicado

2015-09-02

Como Citar

Ribeiro, R. R. (2015). Entre textos e práticas: ensino de história, instituição escolar e formação docente. História & Ensino, 21(2), 151–179. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2015v21n2p151

Edição

Seção

DOSSIÊ