Aula de história: evento, ideia e escrita

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2015v21n2p83

Palavras-chave:

Ensino de história, Aula, Planejamento, Tempo escolar, Sequência didática

Resumo

O artigo busca contribuir para o tratamento da aula e de seu planejamento como conteúdos na formação de professores de História. Para isso, dialoga com bibliografia historiográfica e pedagógica sobre o tema, considerando a especificidade dos conteúdos e objetivos da aula de História no ensino básico.  Levando em conta a pluralidade constitutiva de alternativas didáticas para o ensino de história na escola, o texto se divide em quatro partes: a aula como unidade singular e rotineira, especificidades curriculares da história escolar e da organização do ensino na escola, o planejamento do ensino em diferentes escalas e o planejamento de sequencias didáticas como uma primeira escrita da história escolar que se realiza na aula.

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Biografia do Autor

Helenice Aparecida Bastos Rocha, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). 

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Publicado

2015-09-02

Como Citar

Rocha, H. A. B. (2015). Aula de história: evento, ideia e escrita. História & Ensino, 21(2), 83–103. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2015v21n2p83

Edição

Seção

DOSSIÊ