Viver e pensar a docência em história diante das demandas sociais e identitárias do século XXI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2015v21n2p31

Palavras-chave:

Ensino de História, Formação de Professores, Demandas Sociais

Resumo

Este artigo discute os desafios enfrentados pelo professor de História, diante de algumas das demandas sociais e identitárias do século XXI, em especial em relação ao diálogo intercultural, ao patrimônio cultural e aos passados imaginados nas mídias. O objetivo principal é refletir sobre o papel da formação acadêmica do professor de História diante destas problemáticas. Dialoga-se com perspectivas teóricas sobre formação de professores, memória e História, a partir de Antonio Nóvoa, Andreas Huyssen, Hayden White, entre outros, articuladas com experiências, observações e pesquisas desenvolvidas pelos autores. Argumenta-se que o ensino de História hoje consiste numa prática muito diversa em relação a tempos anteriores, uma vez que as demandas que a sociedade tem colocado aos currículos e ao papel dos professores se multiplicam e estão ligados a movimentos sociais, étnicos e culturais muito singulares, que questionam as relações entre historiografia, memória, identidades e sentidos na aula de História. Estes questionamentos demonstram a complexidade do trabalho docente dentro e fora da sala de aula, que extrapola a ideia de adaptação metodológica do conhecimento histórico acadêmico e se concretiza nas propostas de problematização e de diálogo entre muitas histórias e muitos passados.

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Biografia do Autor

Nilton Mullet Pereira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Educação pela UFRGS. Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). 

Carla Beatriz Meinerz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Caroline Pacievitch, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela UFRGS. Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

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Publicado

2015-09-02

Como Citar

Pereira, N. M., Meinerz, C. B., & Pacievitch, C. (2015). Viver e pensar a docência em história diante das demandas sociais e identitárias do século XXI. História & Ensino, 21(2), 31–53. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2015v21n2p31

Edição

Seção

DOSSIÊ