Ensino, história e educação com/sem convergências

Carlos Augusto Lima Ferreira, Marcella Albaine Farias da Costa

Resumo


O presente texto tem por objetivo contribuir com reflexões acerca da história do Ensino de História ao problematizar questões relativas ao fazer docente nos processos de formação inicial. Visamos chamar a atenção dos profissionais, professores e alunos de História, para a importância do ensinar e pesquisar nos diferentes contextos de atuação desta área, de forma a avançarmos na superação de barreiras, dicotomias e hierarquias que nos impedem de caminhar. Dialogamos, portanto, com pesquisas que enxergam o ensino de História enquanto objeto e/ou com aquelas que o veem como campo de estudo, mostrando de que forma as expressões ‘ensino’, ‘História’ e ‘Educação’ tem ou não convergido ao longo do tempo.


Palavras-chave


Ensino de História. Formação Docente. Pesquisa Histórica.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2238-3018.2015v21n2p13

Apontamentos

  • Não há apontamentos.