Ensino, história e educação com/sem convergências

Autores

  • Carlos Augusto Lima Ferreira Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
  • Marcella Albaine Farias da Costa Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) https://orcid.org/0000-0002-6348-1839

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2015v21n2p13

Palavras-chave:

Ensino de História, Formação Docente, Pesquisa Histórica

Resumo

O presente texto tem por objetivo contribuir com reflexões acerca da história do Ensino de História ao problematizar questões relativas ao fazer docente nos processos de formação inicial. Visamos chamar a atenção dos profissionais, professores e alunos de História, para a importância do ensinar e pesquisar nos diferentes contextos de atuação desta área, de forma a avançarmos na superação de barreiras, dicotomias e hierarquias que nos impedem de caminhar. Dialogamos, portanto, com pesquisas que enxergam o ensino de História enquanto objeto e/ou com aquelas que o veem como campo de estudo, mostrando de que forma as expressões ‘ensino’, ‘História’ e ‘Educação’ tem ou não convergido ao longo do tempo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Carlos Augusto Lima Ferreira, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Doutor em Educação pela Universitat Autònoma de Barcelona. Professor Titular da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Marcella Albaine Farias da Costa, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutoranda em História pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FE/UFRJ) 

Referências

BLOCH, M. Introdução à História. Coleção Saber. São Paulo: Jorge Zahar, 2002.

BITTENCOURT, C. (Org.). O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1997.

BITTENCOURT, C. Os novos caminhos do ensino de história. Nossa História, Rio de Janeiro, p. 80-82, set. 2004.

CERRI, L. F. Ensino de História: Fronteiras interdisciplinares, avanços e problemas. Cadernos de História (UFU), Uberlândia, v. 12/12, n.1, p. 07-21, 2005.

CHARLOT, B. A pesquisa educacional entre conhecimentos, políticas e práticas: especificidades e desafios de uma área de saber. Revista Brasileira de Educação, v. 11, n. 31, p. 7-18, jan./abr. 2006.

COSTA, M. A. F. Currículo, História e Tecnologia: que articulação na formação inicial de professores? 2015. 145 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.

COSTA, M. A. F.; DOMINGUES, M. P. B. Escola, Ensino e Tecnologia: a oficina pedagógica “Comunicação tem História: muito além do bate-papo”. In: Anais do XXVII Simpósio Nacional de História da ANPUH, Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013, p. 1-14.

FENELON, D. R. A formação do profissional de História e a realidade do ensino. Projeto História, São Paulo, n. 2, p. 7-19, 1982.

FERREIRA, C. A. L. La Formación y la práctica de los profesores de Historia: enfoque innovador cambios de actitudes y incorporación de las nuevas tecnologías en las escuelas publicas y privadas de la provincia de Bahía, Brasil. 2004. 363f. Tese (Doutorado em Educación) – Universitat Autònoma de Barcelona, Barcelona 2004.

FONSECA, S. G. Caminhos da História ensinada. Campinas: Papirus, 1993.

FONSECA, T. N. de L. História e Ensino de História. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

FREIRE, P. Professora Sim Tia Não: cartas a quem ousa ensinar. 2 ed. São Paulo: Editora Olho d’Água, 1993.

LE GOFF, J.; CHARTIER, R.; REVEL, J. et al. A Nova História. Coimbra: Almedina, 1990. HOBSBAWM, E. Sobre la Historia. Barcelona: Crítica, 1998.

MICELI, P. O quadro (muito) negro do ensino no Brasil. In: SANFELICE, José Luís. (Org.). A universidade e o ensino de 1º e 2º graus. Campinas: Papirus, 1988.

MONTEIRO, A. M. Professores de História: entre saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007. RICCI, C. S. Da Intenção ao gesto – Quem é Quem no ensino de História em São Paulo. 1992. 130f. Dissertação (Mestrado em História) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1992.

SCHMIDT, M. A. A formação do professor de História e o cotidiano da sala de aula. In:

BITTENCOURT, C. M. F. (Org.). O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1997, p. 54-66.

Downloads

Publicado

2015-09-02

Como Citar

Ferreira, C. A. L., & Costa, M. A. F. da. (2015). Ensino, história e educação com/sem convergências. História & Ensino, 21(2), 13–30. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2015v21n2p13

Edição

Seção

DOSSIÊ