As possibilidades da literatura infantil/juvenil no processo de aprendizagem histórica

Autores

  • Ana Beatriz Accorsi Thomson Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2016v22n2p263

Palavras-chave:

Literatura, Ensino de história, Paradidáticos

Resumo

Essa pesquisa tem como objetivo geral estabelecer considerações acerca da utilização dos paradidáticos no ensino de história e analisar como os professores se relacionam e entendem tais materiais. Nesse sentido, buscamos inicialmente nesse artigo investigar o contexto de surgimento da literatura infantil/juvenil e dos materiais paradidáticos voltados ao ensino de história. Buscamos analisar também as tendências mais atuais dos materiais literários voltados ao público jovem, verificando as possibilidades de articulação com um ensino de história mais significativo e preocupado com a alteridade. Consideramos importante verificar a hipótese de que a utilização desse tipo de material possa expandir os conteúdos que normalmente são abordados pelos professores no ensino de história, podendo representar também um incentivo à formação do aluno-leitor. Assim, concordamos com as propostas teórico-metodológicas do campo da Educação Histórica, que têm buscado analisar e compreender as diversas práticas em sala aula, as relações entre professores e alunos, a construção do conhecimento histórico, das narrativas e, também, como os materiais didáticos e paradidáticos se articulam ao processo de aprendizagem.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Beatriz Accorsi Thomson, Universidade Estadual de Londrina

Mestre em História Social da Unviersidade Estadual de Londrina

Referências

ASSIS, A. A teoria da história de Jörn Rüsen: uma introdução. Goiânia: Editora UFG, 2010. BITTENCOURT, C. M. F. Ensino de história: fundamentos e métodos. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2008. (Docência em formação). BRETAS, M. L. B. Leitura é fundamental: desafios na formação de jovens leitores. Belo Horizonte: RHJ, 2012.

COELHO, N. N. Literatura infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000.

COELHO, N. N. Panorama histórico da literatura infantil/juvenil: das origens indo-europeias ao Brasil contemporâneo. 5. ed. Barueri (SP): Manole, 2010.

COSTA, M. M. da. Metodologia do ensino da Literatura Infantil. Curitiba: Ibpex, 2007.

DECERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano. 3. ed. Trad. Ephraim Ferreiras Alves. Petrópolis: Vozes, 1998.

FONSECA, S. G. Didática e prática de ensino de história: experiências, reflexões e aprendizados. Campinas: Papirus, 2003. (Coleção magistério: Formação e trabalho pedagógico).

GAGO, M. Pluralidade de olhares: construtivismo e multiperspectiva no processo de aprendizagem. Moçambique, EPM/CELP, 2012.

GATTI JUNIOR, D. A escrita escolar da História: livro didático e ensino no Brasil (1970-1990). Bauru (SP): Edusp, 2004. (Coleção Educar).

LAGUNA, A. G. J. A contribuição do livro paradidático na formação do alunoleitor. Augusto Guzzo Revista Acadêmica, São Paulo, n.2, 2001. Disponível em: http://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/81. Acesso em: 14 ago. 2015.

RÜSEN, J. Experiência, interpretação, orientação: as três dimensões da aprendizagem histórica. In: SCHMIDT, M. A.; BARCA, I.; MARTINS, E. R. (Org.). Jörn Rüsen e o ensino de história. Curitiba: Ed. UFPR, 2011a. p. 79- 92.

RÜSEN, J. Aprendizado histórico. In: SCHMIDT, M. A.; BARCA, I.; MARTINS, E. R. (Org.). Jörn Rüsen e o ensino de história. Curitiba: Ed. UFPR, 2011b. p. 41-50.

RÜSEN, J. Cultura faz sentido: orientações entre o ontem e o amanhã. Trad. Nélio Schneider. Petrópolis: Vozes, 2014.

SCHMIDT, M. A. Cognição histórica situada: Que aprendizagem histórica é esta? In: SCHMIDT, M. A.; BARCA, I. (Org.) Aprender história: perspectivas da educação histórica. Ijuí: Ed. Unijuí, 2009. (Coleção Cultura, escola e ensino). p. 21-51.

SCHMIDT, M. A ; BARCA, I.; GARCIA, T. B. Significados do pensamento de Jörn Rüsen para investigações na área da educação histórica. In: SCHMIDT, M. A.; BARCA, Isabel; MARTINS, E. R. (Org.). Jörn Rüsen e o ensino de história. Curitiba: Ed. UFPR, 2011. p. 11-21.

SILVA, S. M. da. Literatura Negra Brasileira: leitura e escrita. In: GONÇALVES, M. A. R.; RIBEIRO, A. P. A. (Org.). História e Cultura Africana e Afro-brasileira na Escola; Rio de Janeiro: Outras Letras, 2012.

SOARES, Magda. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: EVANGELISTA, A. A. M.; BRANDÃO, H. M. B.; MACHADO, M. Z. V. (Org.). Escolarização da leitura literária. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. (Linguagem e educação).

WALTY, I. L. C. Literatura e escola: anti-lições. In: EVANGELISTA, A. A. M.; BRANDÃO, H. M. B.; MACHADO, M. Z. V. (Org.). Escolarização da leitura literária. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. (Linguagem e educação).

ZAMBONI, E. Que História é essa? Uma proposta analítica dos livros paradidáticos de história. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1991.

ZAMBONI, E.; FONSECA, S. G. Contribuições da literatura infantil para a Aprendizagem de noções do tempo histórico: Leituras e indagações. Cad. Cedes, Campinas, v. 30, n. 82, p. 339-353, set.-dez. 2010. Disponível em: . Acesso em: 1 de setembro 2015.

ZILBERMAN, R. A literatura infantil na escola. 4 ed. São Paulo: Global, 1985.

Downloads

Publicado

2016-12-30

Como Citar

Thomson, A. B. A. (2016). As possibilidades da literatura infantil/juvenil no processo de aprendizagem histórica. História & Ensino, 22(2), 263–279. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2016v22n2p263

Edição

Seção

Artigos