O Museu em processo: oralidades no uso pedagógico do Museu de Artes e Ofícios em Belo Horizonte/MG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2016v22n1p29

Palavras-chave:

Museus, Ensino de história, Experiência

Resumo

Esse artigo apresenta a experiência de uma professora da educação básica que faz uso pedagógico dos museus para ensinar história. Trata-se da professora Cora que desenvolveu com alunos do EJA o projeto Desvendando o Primeiro de Maio, usando como estratégia a metodologia da história oral, leitura de textos e visita a exposição do Museu de Artes e Ofícios em Belo Horizonte. Com esse projeto a professora oportunizou aos estudantes do EJA a narrativa de suas memórias em diálogo com a história ensinada em sala de aula. O artigo também apresenta a concepção de museu em processo que vem sendo difundida nos textos da museóloga Tereza Scheiner. Essa concepção serve de base para pensar as atividades desenvolvidas pela professora Cora que estimulou a produção de narrativas autorais dando novo sentido a exposição museal e dialogando com os conteúdos curriculares propostos para a educação básica. A metodologia da história oral foi usada nas ações desenvolvidas no projeto.

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Biografia do Autor

Jezulino Lucio Mendes Braga, Escola de Ciência da Informação/UFMG

Doutor em educação pela Universidade Federal de Minas Gerais e Universidade Autônoma de Barcelona (Espanha). Professor da Escola de Ciência da Informação (UFMG).

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Publicado

2016-08-04

Como Citar

Braga, J. L. M. (2016). O Museu em processo: oralidades no uso pedagógico do Museu de Artes e Ofícios em Belo Horizonte/MG. História & Ensino, 22(1), 29–49. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2016v22n1p29

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Artigos