Representações de docentes de história sobre o ensino de história e cultura afro-brasileira na educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2016v22n1p51

Palavras-chave:

Professores e professoras de História, História e Cultura Afro-Brasileira, Representações

Resumo

Este artigo analisa as representações dos docentes de História da educação básica sobre o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, dez anos após outorgada a Lei 10.639/2003. Utiliza-se as representações sociais, como eixo explicativo por entendê-las como um conjunto de conceitos que se originam na vida diária no curso de comunicações interindividuais. Apresentam-se as narrativas de docentes que frequentaram um curso de extensão sobre ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, meados de 2013. A análise das representações permitiu perceber que o conhecimento que eles têm sobre a História da população negra no Brasil ainda está ancorado em uma perspectiva eurocêntrica da História brasileira. Conclui-se que a efetivação da Lei 10.639/2003 demanda compreender as narrativas sociais construídas nas salas de aula como um espaço de intercâmbio de saberes, reconhecendo as diversas identidades culturais nelas existentes.H

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Delton Aparecido Felipe, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Maringá Professor na Universidade Estadual do Paraná - Campus de Campo Mourão.

Referências

ALVES, R. C. Representações sociais e a construção da consciência histórica. 133 fls. (Dissertação) Mestrado em Educação. Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.

AMISTAD. Diretor: Steven Spielberg. Distribuído por Warner Home Vídeo, EUA. 1997.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora, 1994.

BORDENAVE, J. E. D. O que é participação. São Paulo: Brasiliense. 1983.

BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 10 jan. 2003.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de História e Cultura AfroBrasileira e africana. Brasília, MEC/Secad, 2004.

IBGE. Censo 2010. Populacional. Disponível em: . CAPUTO, S. G. Educação nos terreiros e como a escola se relaciona com crianças de candomblé. Rio de Janeiro: Pallas, 2012.

CANDAU. M. V. Educação intercultural e cotidiano escolar. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2006.

CARRETERO, M.; ROSA, A.; GONZÁLEZ, M. F. Ensino da História e memória coletiva. Porto Alegre: Artmed, 2007.

CARVALHO, J. Racismo fenotípico e estéticas da segunda pele. Revista Cinética, [S.l.], p.177-214, 2008. Disponível em: . Acesso em: 18 jul. 2012.

COSTA, M. V. Poder, discurso e política cultural: contribuições dos Estudos culturais ao campo do currículo? In: LOPES, A. C.; MACEDO, E. (Org.). Currículo: debates contemporâneos. São Paulo: Cortez, 2002. p. 82-93.

FELIPE, D. A. Narrativas para alteridade: o cinema na formação de professores e professoras para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educação Básica. 152f. (Dissertação) Mestrado em Educação – Universidade Estadual de Maringá, 2009.

FELIPE, D. A. Negritude em discurso: a educação nas revistas Veja e Época (2003- 2010). 2014. 179f. (Tese) Doutorado em Educação -Universidade Estadual de Maringá. Maringá, 2014.

FELIPE, D. A.; TERUYA, T. K. Nota sobre as políticas em prol do ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e africana na educação escolar. Revista HISTEDBR Online, v. 39, p. 250-266, set. 2010.

FERNANDES, J. R. O. Ensino de História e diversidade cultural: desafios e possibilidades. Caderno Cedes, Campinas, v. 25, n. 67, p. 378-388, set./dez. 2005.

FERRO, M. História vigiada. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

FREIRE. G. Casa-grande e senzala: formação da família brasileira sob regime da economia patriarcal. 25. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1987.

GOMES, N. L. Indagações sobre currículo: diversidade e currículo. Organização do documento Jeanete Beauchamp, Sandra Denise Pagel, Aricélia Ribeiro do Nascimento. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007. Disponível em: . Acesso em: 20 dez. 2010.

GOMES, N. L. Corpo e cabelo como ícones de construção da beleza e a identidade negra nos salões étnicos de Belo Horizonte. 2002. Tese (Doutorado)- Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.

GUSMÃO, N. M. M. Linguagem, cultura e alteridade: imagens do outro. Cadernos de Pesquisa da Fundação Carlos Chagas, São Paulo/Campinas, v. 107, n. 0, p. 15-21, 2007.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 1997

HOLANDA, S. B. de. Raízes do Brasil. Rio de Janeiro: José Olympio. 1984. Jodelet, Denise. Representações sociais: um domínio em expansão. In D. Jodelet (Org.). As representações sociais (pp. 17-44). Rio de Janeiro: Eduerj, 2002.

JOVCHELOVITCH, S. Os contextos do saber: representações, comunidade e cultura. Petrópolis: Vozes, 2008.

LOPES, N. Enciclopédia Brasileira da diáspora africana. São Paulo: Selo Negro. 2004.

MARTÍNEZ-ECHAZÁBAL, L. O culturalismo dos anos 30 no Brasil e na América Latina: deslocamento retórico ou mudança conceitual? In: MAIO, Marcos (Org.). Raça, ciência e sociedade. Rio de Janeiro: Fiocruz, 1996. p. 107-124.

MACUNAÍMA: um herói de nossa gente. Diretor: Joaquim de Andrade. Distribuído por Brasil filmes. Brasil, 1969.

MENESES, M. P. G. Os espaços criados pelas palavras – Racismo, etnicidades e encontro colonial. In: GOMES, N. L. (Org.). Um olhar além das fronteiras: educação e relações raciais. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p. 23-37.

MOSCOVICI, S. Representações sociais: investigações em psicologia social. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.

NOMA, A. K.; TERUYA, T. K.; PADILHA, A. Cinema, História e educação: projeto videoteca pedagógica. In: Anais do Seminário de Pesquisa PPE. Universidade Estadual de Maringá/PR: 2003.

PÉREZ, C. L. V. Cotidiano: História(s), memória e narrativa. Uma experiência de formação continuada de professores alfabetizadoras. In: GARCIA, Regina Leite (Org.). Método: pesquisa com o cotidiano. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. p. 97- 118.

SANTOS, B. S. Para uma pedagogia do conflito. In: SILVA, Luis Heron. Novos mapas culturais, novas perspectivas educacionais. Porto Alegre: Sulina, 1996. p. 67-78.

SANTOS, B. S. A gramática do tempo: para uma nova cultura política. São Paulo: Cortez, 2006.

SERRANO, C.; WALDMAN, M. Memórias d’África: a temática africana em sala de aula. São Paulo: Cortez, 2007.

SILVA, T. T. da (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2007.

VISTA A MINHA PELE. Diretor: Joel Zito Araújo. Distribuído por CEERT. Brasil, 2003.

Downloads

Publicado

2016-08-04

Como Citar

Felipe, D. A. (2016). Representações de docentes de história sobre o ensino de história e cultura afro-brasileira na educação básica. História & Ensino, 22(1), 51–70. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2016v22n1p51

Edição

Seção

Artigos