Iconografia pictórica histórica: a produção de evidências e a aprendizagem histórica

Jucilmara Luiza Loos Vieira, Maria Auxiliadora Schmidt

Resumo


O presente artigo relata o resultado de um trabalho de pesquisa  a partir da  produção de narrativas históricas, realizado com alunos e professores de História do Ensino Médio. A proposta foi analisar o uso da iconografia pictórica  histórica nas aulas de História, levando em conta a apreensão dessas fontes como processos constitutivos das dimensões cognitivas e estéticas da cultura histórica e partindo-se do pressuposto de que a aprendizagem histórica a partir da fonte iconográfica está relacionada com a formação da consciência histórica e a narrativa histórica relaciona-se a aprendizagem da História.


Palavras-chave


Educação Histórica. Iconografia Pictórica. Fonte Histórica. Narrativa histórica. Manuais didáticos.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2238-3018.2015v21n1p83

Apontamentos

  • Não há apontamentos.