Um silêncio historiográfico: o livro didático regional e as pesquisas acadêmicas

Danielle da Silva Ferreira

Resumo


Esse texto tem por objetivo caracterizar o escopo epistemológico que cerca a concepção de livro didático regional de História, bem como analisar as formas como os objetos culturais “livro didático” e “livro didático regional” aparecem nas pesquisas acadêmicas de 2008 à 2013. Partimos do pressuposto de que esse tipo de pesquisa faz-se ausente do cenário acadêmico, tendo em vista estudos anteriores, como de Caimi (2013), que já anunciavam de carência de investigações sobre publicações didáticas regionais no cenário analítico acadêmico brasileiro. Constatamos, a partir de pesquisa em base de dados online, que as obras didáticas regionais, enquanto espaço de criação simbólica, de produção histórica humana e de registro de narrativa didática/histórica, apresentam-se como um campo frutífero de inquirições, especialmente por confirmarmos sua falta no cenário atual. Registramos a importância desse estudo para que demais pesquisadores atentem para este silêncio historiográfico e que, nessa premissa, o livro didático e o livro didático regional possam se consolidar cada vez mais como objeto de investigação pedagógica e histórica.


Palavras-chave


Ensino de História; Aprendizado histórico; Cultura escolar. Livro didático regional

Texto completo:

PDF

Referências


BATISTA, A. A. G. Recomendações para uma política pública de livros didáticos. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Fundamental, 2001.

BLOCH, M. Apologia da história ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

BRASIL. Guia de livros didáticos: PNLD 2007: história. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.

BRASIL. Guia de livros didáticos: PNLD 2010: história. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2009.

BRASIL. Guia de livros didáticos: PNLD 2013: história. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2012.

CAIMI, F. E. Meu lugar na história: de onde eu vejo o mundo? In. OLIVEIRA, M. M. D. História: ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010 (Coleção Explorando o Ensino v. 21).

CAIMI, F. O que sabemos (e o que não sabemos) sobre o livro didático de história: estado do conhecimento, tendências e perspectivas. In: GALZERANI, M. C. B.; BUENO, J. B. G.; PINTO JR, A. Paisagens da Pesquisa Contemporânea sobre Livro Didático de História. Campinas: UNICAMP, 2013.

CERTEAU, M. de. A Escrita da história. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982.

FERREIRA, D. da S. Patrimônio Cultural Pernambucano nos Livros Didáticos de História Regional: tecendo a formação histórica nos anos iniciais da educação básica. Recife: UFRPE, 2015.

LE GOFF, J. História e memória. Campinas: Editora da UNICAMP. 2003. p. 548- 49.

LIMA, M. M. de A. A cultura local e a formação para a cidadania nos livros didáticos regionais de história. In. OLIVEIRA, M. D. de. STAMATTO, M. I. S. (Org.). O livro didático de história: políticas educacionais, pesquisas e ensino. Natal: EDUFRN, 2007, p. 182.

MONTEIRO, A. M. Ensino de História: entre História e Memória. In: SILVA, G. V. da; SIMÕES, R. H. S.; FRANCO, Sebastião Pimentel. (Org.). História e Educação: territórios em convergência. Vitóriab (ES): GM/ PPGHIS/UFES, 2007, v. 1.

NIKITUIK, S. M. L. Por que Livros Regionais de História? In: OLIVEIRA, Margarida Dias de. STAMATTO, M. I. S. (Org.). O livro didático de história: políticas educacionais, pesquisas e ensino. Natal: EDUFRN, 2007.

OLIVEIRA, M. M. D. de. O direito ao passado: Uma discussão necessária à formação do profissional de História. 325 f. (Tese de Doutorado em História) Recife: UFPE, 2003.

OLIVEIRA, S. R. F.; CAIMI, F. E. A História ensinada na escola: É possível pensar/agir a partir do todo? Revista Interações. v. 15, n. 1, p. 89-99, jan/jun. 2014.

OLIVEIRA, S. R. F.; CAIMI, F. Entre Paulas, Martas, Pedros, Anas... para entender as complexas relações sujeitos/saberes no contexto da aprendizagem histórica. Antíteses. v. 6, n. 12, p. 148-167, jul./dez. 2013.

SOARES, J. B.; SOUZA, W. de O. Memorial do PNLD: Elaboração, Natureza e Funcionalidade. In: Anais eletrônicos da XIX Semana de Humanidades. Natal, 2011




DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2238-3018.2016v22n1p109

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.