Abrindo as portas da história: proposta de “historia a debate” para um novo paradigma didático

Autores

  • Domingo Marrero Urbín Instituto de Educación Secundaria Lila, Gran Canaria, España

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2015v21n1p57

Palavras-chave:

Currículo, Aprendizagem histórica, Relação teoria e prática

Resumo

Este trabalho está estruturado de acordo com os componentes tradicionais do currículo (objetivos, conteúdos, metodologia e avaliação), considera o currículo como prática, portanto, é um currículo “utópico”, mas não irrealista ou inatingível. Trata do currículo de história atual regulamentado na Espanha, que permite a ação, mas vê que ainda há alguns obstáculos para sua implementação, especialmente seu alto grau de especificação do conteúdo.

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Biografia do Autor

Domingo Marrero Urbín, Instituto de Educación Secundaria Lila, Gran Canaria, España

Profesor de Enseñanza Secundaria. Instituto de Educación Secundaria Lila, Gran Canaria, España

Referências

BARROS, Carlos. Propuestas para el nuevo paradigma educativo de la historia. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.28, p. 2-24, dez. 2007.

GRUPO MANIFIESTO HISTORIA A DEBATE. Manifesto de Historia a Debate. 2001. Disponível em: http://www.hdebate.com/Spanish/manifiesto/idiomas_manf/manifiesto_had_pt.htm

Publicado

2015-03-02

Como Citar

Urbín, D. M. (2015). Abrindo as portas da história: proposta de “historia a debate” para um novo paradigma didático. História & Ensino, 21(1), 57–82. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2015v21n1p57

Edição

Seção

Artigos