Enfoque sobre competências no ensino de história na argentina: análise a partir do novo paradigma educativo de “história a debate”

Autores

  • Mariela Coudannes Aguirre Facultade de Humanidades e Ciências Universidade Nacional do Litoral Santa Fé - Argentina. Universidade Autônoma de Entre Rios (sede Paraná) https://orcid.org/0000-0002-6143-4449

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2015v21n1p9

Palavras-chave:

Ensino de História, Argentina, Competencias, Programa escolar

Resumo

O presente artigo retoma propostas do “novo paradigma educativo da história” do grupo Historia a Debate coordenado por Carlos Barros. Compreende um conjunto articulado de conhecimentos (factuais e conceituais), habildiades (cognitivas e práticas), valores e atitudes, etc., que devem permitir que o aluno desenvolva em seu próprio contexto. Na Argentina há a necessidade de propiciar os seguitnes calores: coopreração; honestidade; igualdade (social, de gênero, reginonal); justiça social; liberdade; não discrinação; paz, respeito, respeito à adversidade; responsabilidade; solidariedade; tolerância e pluralismo.

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Biografia do Autor

Mariela Coudannes Aguirre, Facultade de Humanidades e Ciências Universidade Nacional do Litoral Santa Fé - Argentina. Universidade Autônoma de Entre Rios (sede Paraná)

Doutora em Didática da História, Geografia e Ciências Sociais (Universidade Autônoma de Barcelona, Espanha). Professor das disciplinas 'Didática da História' e 'Prática de Ensino' na Universidade Nacional do Litoral, Santa Fe, Argentina (UNL). Professor de História e Magister em Ciências Sociais (UNL)

Referências

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Publicado

2015-03-02

Como Citar

Aguirre, M. C. (2015). Enfoque sobre competências no ensino de história na argentina: análise a partir do novo paradigma educativo de “história a debate”. História & Ensino, 21(1), 9–27. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2015v21n1p9

Edição

Seção

Artigos