A formação do professor de história e os desafios contemporâneos

Autores

  • Francisco Gleison da Costa Monteiro Universidade Federal do Piauí
  • Valdécio Sá Rocha Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2015v21n2p307

Palavras-chave:

Monitoria, Identidade, Docência, Ensino de História.

Resumo

Neste artigo procuramos discutir os desafios da formação docente na sociedade contemporânea. O mote das discussões são as atividades de monitoria realizadas na disciplina de Metodologia do Ensino de História, na Universidade Federal do Piauí, Campus Senador Helvídio Nunes de Barros. O texto procura expor as estratégias que mobilizamos para a construção da identidade docente e em tempo apontar a monitoria como espaço dinâmico para ampliarmos a formação e articular a teoria à prática. Esta relação entre teoria e prática é fundamental para ratificarmos a identidade docente e reavaliarmos os espaços da prática e a produção do conhecimento historiográfico.

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Biografia do Autor

Francisco Gleison da Costa Monteiro, Universidade Federal do Piauí

Doutorando em História pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor  da Universidade Federal do Piauí

Valdécio Sá Rocha, Universidade Federal do Piauí

Graduando em História pela Universidade Federal do Piauí, Monitor da Disciplina de Metodologia de Ensino de História.

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Publicado

2015-09-02

Como Citar

Monteiro, F. G. da C., & Rocha, V. S. (2015). A formação do professor de história e os desafios contemporâneos. História & Ensino, 21(2), 307–324. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2015v21n2p307

Edição

Seção

Artigos