Autoetnografia na pesquisa em educação histórica um desafio autonarrado

Autores

  • Lisiane Sales Rodrigues Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
  • Fernando Jaime González Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2015v21n2p343

Palavras-chave:

Autoetnografia, Educação Histórica, Aprendizagem Histórica

Resumo

Integrar a autoetnografia como metodologia da pesquisa, e a pesquisa em Educação História no campo do saber empírico e epistemológico, é o desafio que esse texto apresenta. Numa perspectiva de pesquisadora e sujeito inerida no contexto da pesquisa, trago aqui a abordagem que está sendo desenvolvida em minha dissertação de Mestrado em Educação nas Ciências, de maneira que os métodos se cruzam, através das análises do contexto do lugar onde está sendo desenvolvida a pesquisa, observações dos alunos, suas narrativas e minhas autonarrativas que carregam as reflexões sobre minha prática, o cotidiano escolar e as influências que incidem sobre os sujeitos.

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Biografia do Autor

Lisiane Sales Rodrigues, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

Mestranda bolsista FAPERGS/CAPES no Programa de Pós-graduação em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ. Professora do ensino médio nas disciplinas de História, Sociologia, Filosofia na Escola Estadual de Ensino Médio Professor Antonio Barella, no município de Novo Machado - RS.

Fernando Jaime González, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

Doutor em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria. Professor de Educación Física pelo Instituto del Profesorado en Educación Física (1990) Córdoba, Argentina. 

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Publicado

2015-09-02

Como Citar

Rodrigues, L. S., & González, F. J. (2015). Autoetnografia na pesquisa em educação histórica um desafio autonarrado. História & Ensino, 21(2), 343–361. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2015v21n2p343

Edição

Seção

Artigos