Seminários de ensino de história: experiência de integração entre ensino, pesquisa e extensão na UFRB

Leandro Antonio Almeida

Resumo


O objetivo deste trabalho é relatar a experiência deintegração entre Ensino, Pesquisa e Extensão, através do projeto “Seminários de Ensino de História”, produto de uma disciplina no curso de licenciatura em História. O planejamento da atividade ocorreu em quatro etapas: escolha do tema gerador, pesquisa dos alunos, divulgação e realização dos seminários. Uma análise dos eventos realizados mostra a tendência geral dos estudantes em pesquisar algum aspecto educacional da localidade na disciplina de graduação. Isso foi evidenciado na escolha dos temas, com a seleção de problemas voltadas para análise de suas manifestações locais, e nos formatos que priorizaram aspectos atuais da educação e projetos de intervenção. A aprendizagem acadêmica foi modificada substancialmente pela integração da aula de graduação às dimensões da pesquisa e extensão universitárias, tornando o conhecimento mais significativo.


Palavras-chave


ensino, pesquisa, extensão, ensino de história, formação de professores

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2238-3018.2015v21n1p173

Apontamentos

  • Não há apontamentos.