As contribuições do subprojeto PIBID/história da UNICENTRO para a profissionalização docente, Irati-PR (2012-2014)

Claércio Ivan Schneider, Silvéria Aparecida Ferreira

Resumo


Com esta pesquisa buscamos compreender a importância, as contribuições e os significados do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência (PIBID) para o processo de profissionalização dos licenciandos participantes do Subprojeto PIBID História da UNICENTRO - Campus Irati-Pr., no período que compreende os anos de 2012 a 2014. A fim de analisar o perfil do profissional de História que está sendo construído, em especial pela experiência do PIBID, desenvolvemos discussões acerca de dois pilares que fundamentam o campo teórico prático do subprojeto: consciência histórica e formação de professores. A partir de entrevistas dirigidas aos pibidianos, buscamos entender como o programa e o subprojeto propiciam a articulação e a ressignificação da disciplina de História na escola, bem como, compreender o significado deste ambiente escolar enquanto laboratório para o pibidianos desenvolverem diferentes dimensões de sua profissionalização.


Palavras-chave


Pibid. profissionalização docente. consciência histórica

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2238-3018.2014v20n2p31

Apontamentos

  • Não há apontamentos.