História em conflito: discutindo os conceitos e preconceitos da história com os docentes recém-formados pela UEPB - Campus III

Autores

  • Paulo Gracino Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2015v21n1p271

Palavras-chave:

História, Historiografia, Ensino de História.

Resumo

Este artigo apresenta o resultado de uma discussão teórico-conceitual desenvolvida em torno da definição de História, envolvendo os professores recém-formados pela UEPB – campus III – a partir dos discursos produzidos por alguns nomes da historiografia mundial na contemporaneidade. Participaram da discussão os professores formados no ano de 2013 e 2014, com entrada no ano de 2010. O que motivou a pesquisa foi a necessidade de nos posicionarmos diante do nosso objeto de estudo/ensino, a História. Afinal, somos professores de História e precisamos saber, primeiramente, o que ela é, para só assim agirmos com consciência no ato do ofício. O objetivo principal da pesquisa é analisar como estão sendo formados os profissionais do ensino da História, tendo como referência os docentes abordados e, consequentemente, imaginarmos como está sendo desenvolvida a prática do ofício.

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Biografia do Autor

Paulo Gracino, Universidade Estadual da Paraíba

Graduado em História pela Universidade Estadual da Paraíba e em Serviço Social pela Universidade Paulista.

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Publicado

2015-03-02

Como Citar

Gracino, P. (2015). História em conflito: discutindo os conceitos e preconceitos da história com os docentes recém-formados pela UEPB - Campus III. História & Ensino, 21(1), 271–287. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2015v21n1p271

Edição

Seção

Laboratório (artigo)