Da memória nasce a história: clio e a narrativa do nascimento da escola de polícia dos gaúchos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2014v20n2p143

Palavras-chave:

escola de polícia, Academia de polícia, História da polícia, Polícia civil, Delegado de polícia

Resumo

Este artigo tem como objetivo descrever reconstruir a história da Escola de Polícia Civil do Rio Grande do Sul e como objetivo específico pesquisar sua história educacional. Nosso problema de pesquisa pretende resolver: Quando Academia ou Escola de Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul foi fundada e quando se tornou de fato efetiva na participação da formação dos policiais civis do Estado do Rio Grande do Sul? A pergunta é pertinente, pois ainda existem dúvidas sobre estas questões. A metodologia utilizada foi a análise do discurso de Michel Foucault. Para a captação de dados foi utilizado a técnica da leitura e análise qualitativa de livros documentos, noticiários sobre a polícia civil gaúcha, estudo e leitura de textos, revistas e papéis que tivessem informações, comentários ou críticas quaisquer de dados oficiais relativos à história fundação da Escola de Polícia.  

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Daltro Lucena Ulguim, Universidade Federal de Pelotas

Doutorando em Ciência da Educação pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Referências

BURGUIÈRE in LE GOFF, J.; CHARTIER, R.; REVEL, J. A História Nova. Trad. Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 1988.

FOUCAULT, M. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Trad. De Raquel Ramalhete. Petrópolis: Vozes, 1987.

FEBVRE, L. Combates Pela História. Porto, Portugal: Editora Presença, 1989. GIRON, L. S. Da Memória Nasce a História. In: LENSKIJ, T.; HELFER, N. E.(Orgs.). A memória e o Ensino de História. Santa Cruz do Sul: Edunisc; São Leopoldo: ANPUH/RS, 2000.

HESÍODO. Teogonia: a origem dos deuses. Tradução de Jaa Torrano. São Paulo: Iluminuras, 2007.

HILSDORF, M. L. S. História da Educação Brasileira: Leituras. São Paulo: Pioneira Thonsom, 2003.

LACOUTOURE in LE GOFF, J.; CHARTIER, R.; REVEL, J. A História Nova. Trad. Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 1988.

LE GOFF, J.; CHARTIER, R.; REVEL, J. A História Nova. Trad. Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 1988.

PESAVENTO, S. J. História do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1985.

RIO GRANDE DO SUL. Breve Histórico da Academia. Biblioteca da Academia de Polícia Civil do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. sine nomine, [1990?].

RIO GRANDE DO SUL. Carta-Resposta ao Chefe de Polícia. Henrique Henkin - Diretor Estadual de Segurança Social e Economia Popular. Sem número.

RIO GRANDE DO SUL. DOCUMENTÁRIO. Volume 1. Inauguração da Escola de Polícia. Volume Especial I. Escola de Polícia. Porto Alegre: Imprensa Oficial, Agosto de 1957. 68 pág.

RIO GRANDE DO SUL. DOCUMENTÁRIO. Volume 2. Escola de Polícia. Porto Alegre: Imprensa Oficial: 1959, 45 pág.

RIO GRANDE DO SUL. DOCUMENTÁRIO. Volume 3. Escola de Polícia. Porto Alegre: Imprensa Oficial: 1960. 22 pág.

RIO GRANDE DO SUL. DOCUMENTÁRIO. Volume 4. Escola de Polícia. Porto Alegre: Imprensa Oficial: 1961. 23 pág.

RIO GRANDE DO SUL. DOCUMENTARIO. Volume 5. Escola de Polícia. Porto Alegre: Imprensa Oficial: 1962. 23 pág.

RIO GRANDE DO SUL. História da Academia de Polícia Civil. João Cândido Pasquali da Rosa – Diretor da Escola de Polícia. Biblioteca da Academia de Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul. Sine Nomine, [1993]

RIO GRANDE DO SUL. Mensagem do Diretor da Escola de Polícia – Placa Alusiva a primeira aula. Otacílio Gonçalves da Silva Filho, Diretor da Escola de Polícia, 31/08/1957.

RIO GRANDE DO SUL. Retrospecto Histórico. Biblioteca da Academia de Polícia Civil do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. Sine nomine: 31/08/1994.

RIO GRANDE DO SUL. Retrospecto Histórico. Biblioteca da Academia de Polícia Civil do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. Sine nomine: [1997?].

RIO GRANDE DO SUL. Retrospecto Histórico. Biblioteca da Academia de Polícia Civil do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. Sine nomine: [2001?].

RIO GRANDE DO SUL. Retrospecto Histórico. Biblioteca da Academia de Polícia Civil do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. Sine nomine: 10/03/1999.

RIO GRANDE DO SUL. R. G. KIRCHNER. A Polícia no Brasil. Trabalho realizado no museu Dr. José Faibes Lubianca. In: Academia de Polícia. Porto Alegre: Anexos do memorando do Diretor da Divisão de Ensino da Academia de Polícia Civil para o Diretor da Academia de Polícia do Estado do Rio Grande do Sul, número 08/2000 de 17 de março de 2000-a.

RIO GRANDE DO SUL. R. G. KIRCHNER. Histórico da Guarda Civil de Porto Alegre. Trabalho realizado no museu Dr. José Faibes Lubianca. In: Academia de Polícia. Porto Alegre: Anexos do memorando do Diretor da Divisão de Ensino da Academia de Polícia Civil para o Diretor da Academia de Polícia do Estado do Rio Grande do Sul, número 08/2000-b de 17 de março de 2000.

RIO GRANDE DO SUL. Polícia no Rio Grande do Sul. Trabalho realizado no museu Dr. José Faibes Lubianca. In: ACADEMIA DE POLÍCIA. Porto Alegre: Anexos do memorando do Diretor da Divisão de Ensino da Academia de Polícia Civil para o Diretor da Academia de Polícia do Estado do Rio Grande do Sul, número 08/2000 de 17 mar. 2000-c.

RIO GRANDE DO SUL. Sobre a Academia. Biblioteca da Academia de Polícia do Estado do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. Sine nomine, s/d.

ROJAS, C. A. A. Os Annales e a Historiografia Francesa: tradições críticas de March Bloch a Michel Foucault. Trad. Jurandir Malerba. Maringá, PR: Eduem, 2000.

TORRES, E. Polícia. Rio de Janeiro: Editora Rio – Sociedade Cultural Ltda, 1978.

Downloads

Publicado

2014-09-20

Como Citar

Ulguim, D. L. (2014). Da memória nasce a história: clio e a narrativa do nascimento da escola de polícia dos gaúchos. História & Ensino, 20(2), 143–169. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2014v20n2p143

Edição

Seção

História da Educação