Vestígios e memórias: História Local e o ensino de história nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Autores

  • Clarice Bianchezzi Universidade do Estado do Amazonas -UEA https://orcid.org/0000-0002-6946-4749
  • Arlene Medeiros Coelho Universidade do Estado do Amazonas - AM
  • Denise Costa da Silva Universidade do Estado do Amazonas - AM
  • Érica de Souza e Souza Centro de Estudos Superiores de Parintins - Universidade do Estado do Amazonas - AM

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2014v20n2p191

Palavras-chave:

formação de professores, Ensino de história nos Anos Iniciais, História local, Pesquisa

Resumo

Neste artigo buscamos desenvolver uma reflexão sobre a contribuição da História Local no Ensino de História nos Anos Iniciais, a partir de uma experiência desenvolvida com os acadêmicos do 7º período curso de Pedagogia do Centro de Estudos Superiores de Parintins – CESP da Universidade do Estado do Amazonas – UEA, considerando a História Local motivador de pesquisa durante a formação dos professores, na disciplina de Metodologia do Ensino/Aprendizagem em História, pensando possibilidades e estudos em salas de aula com alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, além de proporcionar aos acadêmicos a experiência com a pesquisa histórica como possibilidade de subsidio para elaboração de material didático sobre a história do cotidiano e do município.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Clarice Bianchezzi, Universidade do Estado do Amazonas -UEA

Mestre em Educação pela UFSC. Professora assistente de História da Universidade do Estado do Amazonas- UEA no Centro de Estudos Superiores de Parintins-AM

Arlene Medeiros Coelho, Universidade do Estado do Amazonas - AM

Graduanda em Pedagogia

Denise Costa da Silva, Universidade do Estado do Amazonas - AM

Graduanda em Pedagogia

Érica de Souza e Souza, Centro de Estudos Superiores de Parintins - Universidade do Estado do Amazonas - AM

Graduação em Pedagogia

Referências

BENTES, Fátima da Silva. Depoimento coletado em maio 2013 por Arlene Medeiros Coelho, Denise Costa da Silva, Érica de Souza e Souza. Acervo das autoras.

BERGAMASCHI, M. A. O tempo histórico no ensino fundamental. Disponível: . Acesso em 28/01/2014.

BITTENCOURT, C. M. F. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2009.

CABRAL, Inaldo. Depoimento coletado em maio 2013 por Arlene Medeiros Coelho, Denise Costa da Silva, Érica de Souza e Souza. Acervo das autoras.

COSTA, Miguel Guimarães. Depoimento coletado em maio 2013 por Arlene Medeiros Coelho, Denise Costa da Silva, Érica de Souza e Souza. Acervo das autoras.

GONÇALVES, Manuel. Depoimento coletado em fevereiro 2014 por Arlene Medeiros Coelho, Denise Costa da Silva, Érica de Souza e Souza. Acervo das autoras.

HYPÓLITO, Rosete. Depoimento coletado em fevereiro 2014 por Arlene Medeiros Coelho, Denise Costa da Silva, Érica de Souza e Souza. Acervo das autoras.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICAS. Disponível: . Acesso em 05/06/2014. MARTINS, M. L. História regional. In: PINSKY, C. B. (Org.). Novos temas nas aulas de História. São Paulo: Contexto, 2013. p.135-152.

MENDES, E. Companhia Têxtil de Castanhal ameaça fechar portas se a crise não for controlada. Jornal Amazônia. Edição de 13/10/2011. Disponível em: <http://www.orm.com.br/amazoniajornal/interna/default.asp?modulo=222&codig o=558068> Acesso em 3 jun. 2014.

NEVES, M. Depoimento coletado em fevereiro 2014 por Arlene Medeiros Coelho, Denise Costa da Silva, Érica de Souza e Souza. Acervo das autoras.

OLIVEIRA, S. R. F. O tempo, a criança e o ensino de História. In: ROSSI, V. L. S. de; ZAMBONI, E. (Org.). Quanto tempo o tempo tem! 2 ed., Campinas: Editora Alínea, 2005.

OLIVEIRA, S. R. F. Os tempos que a História tem... In: BRASIL. Secretaria da Educação Básica. História: ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação, 2010. p. 35-58. (Coleção: Explorando o ensino)

OTTO, C. O ensino de história nos primeiros anos de escolarização: produzir e mediar conhecimentos. In: CARVALHO, D. C. de et al. Relações interinstitucionais na formação de professores. Araraquara: Junqueira & Marin; Florianópolis: Fapeu, 2009, p. 167 – 185.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: história, geografia. Brasília: MEC/SEF, 1997.

PARINTINS. Secretaria Municipal de Educação. Parintins. Parâmetros Curriculares Municipais: História. Secretaria Municipal de Educação. Parintins, 2009.

SAUNIER, T. Parintins: Memórias dos acontecimentos históricos. Manaus: editora valer/Governos do estado do Amazonas, 2003.

SCHMIDT, M. A.; CAINELLI, M. Ensinar História. São Paulo: Scipione, 2009. p.97- 110.

SILVA, Calisto Ribeiro da. Depoimento coletado em maio 2013 por Arlene Medeiros Coelho, Denise Costa da Silva, Érica de Souza e Souza. Acervo das autoras. S

OUZA, N. M. C. G. A Trajetória da Companhia Têxtil de Castanhal: a mais pura fibra da Amazônia. 2008. 193 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2008.

Downloads

Publicado

2014-09-20

Como Citar

Bianchezzi, C., Coelho, A. M., Silva, D. C. da, & Souza, Érica de S. e. (2014). Vestígios e memórias: História Local e o ensino de história nos anos iniciais do Ensino Fundamental. História & Ensino, 20(2), 191–209. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2014v20n2p191

Edição

Seção

História nos Anos Iniciais