Vestígios e memórias: História Local e o ensino de história nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Clarice Bianchezzi, Arlene Medeiros Coelho, Denise Costa da Silva, Érica de Souza e Souza

Resumo


Neste artigo buscamos desenvolver uma reflexão sobre a contribuição da História Local no Ensino de História nos Anos Iniciais, a partir de uma experiência desenvolvida com os acadêmicos do 7º período curso de Pedagogia do Centro de Estudos Superiores de Parintins – CESP da Universidade do Estado do Amazonas – UEA, considerando a História Local motivador de pesquisa durante a formação dos professores, na disciplina de Metodologia do Ensino/Aprendizagem em História, pensando possibilidades e estudos em salas de aula com alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, além de proporcionar aos acadêmicos a experiência com a pesquisa histórica como possibilidade de subsidio para elaboração de material didático sobre a história do cotidiano e do município.


Palavras-chave


formação de professores, ensino de história nos Anos Iniciais, história local, pesquisa

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2238-3018.2014v20n2p191

Apontamentos

  • Não há apontamentos.