As borboletas de Zagorski: uma análise de princípios da defectologia vigotskiana

Andréa Fabiane Machado Diniz

Resumo


O artigo em pauta busca-se refletir sobre o documentário intitulado “As Borboletas de Zagorski”, elaborado pela BBC de Londres em 1992. Os sujeitos desse documentário são crianças deficientes, mais precisamente surdo-cegas. Na teoria de Vigotski as deficiências são caracterizadas como pertencentes ao campo da defectologia. Salienta-se que essa teoria defende a aprendizagem de todas as crianças mesmo aquelas mais debilitadas pelas limitações mentais. Enfatizamos dentre os sujeitos, a protagonista Natasha, e analisamos suas falas sob a ótica dos postulados da Psicologia Histórico-Cultural. Elegemos para nortear essa reflexão os princípios educacionais empregados pelos membros do Instituto de Defectologia  de Moscou para promover a aprendizagem das crianças e a transcrição de algumas falas da personagem Natasha com vistas à análise de alguns conceitos psicológicos da sua deficiência e sua superação. Fundamentamos toda a análise nos métodos de ensino desenvolvidos por Vigotsky, com foco na Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) e na construção histórica e social do conhecimento.


Palavras-chave


Vigotski; Defectologia; Princípios Educacionais; Linguagem; Ensino e Aprendizagem

Texto completo:

PDF

Referências


BARROCO, S.M.S ; FACCI, M. G. D. Proposta curricular preliminar do município de Sarandi - Educação Especial. 2004.

BBC TV. As borboletas de Zagorski. (Documentário) Série Os Transformadores. Direção: Ann Paul. Produção de Michael Dean. Narração: Michael Dean. Roteiro: Michael Dean. Londres. 1992.

LIBÂNEO, José Carlos. A didática e a aprendizagem do pensar e do aprender: a teoria Histórico-cultural da atividade e a contribuição de Vasili Davydov. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n 27,. Sept./Dec. 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n27/n27a01.pdf (acesso em agosto de 2012).

LURIA, A. R. Pensamento e linguagem: as últimas conferências de Luria. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986.

OLIVEIRA. Marta Kohl de. Vygotsky aprendizado e desenvolvimento:Um processo sócio histórico. São Paulo, Scipione, 1993.

SAVIANI, D. Escola e democracia. Caderno CEDES. Campinas: Autores Associados, 1999. n. 32,

VYGOTSKY, L. S. Fundamentos da defectologia. In: Obras escogidas. Madrid: Visor, 1997




DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2238-3018.2014v20n2p171

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.